contador de visitas

free web counter

terça-feira, outubro 14, 2008

bandas portuguesas - PESTE & SIDA

.
Peste & Sida


Os Peste & Sida são uma banda de rock portuguesa constituída no Verão de 1986, em Lisboa. A banda era formada por João San Payo (baixo), Luís Varatojo (guitarra) Fernando Raposo (bateria) e João Pedro Almendra que se junta ao grupo para se encarregar das vocalizações; (Orlando Cohen) entra pouco depois.

Biografia
Os Peste & Sida participam no 4º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous, mas entretanto conseguem contrato de gravação com a independente Transmédia e editam o LP Veneno1987.A banda começa a dar muitos espéctáculos e faz algumas primeiras partes dos Xutos & Pontapés entre outros. Sai Portem-se Bem, o segundo álbum de originais (1989). Lançam ainda o maxi-single Reggaesida, em 1989 e já sem Orlando Cohen. Ao mesmo tempo que João Pedro Almendra abandona.A banda prepara o seu novo trabalho discográfico, que sai em Abril de 1990, com o título Peste & Sida é Que é....Entra, como segundo guitarrista, (vindo dos Vómito), Nuno Rafael, Raposo abandona a bateria e para o seu lugar entra Marco Franco, ainda a tempo de participar nas gravações do próximo álbum do grupo: 'Eles Andam Aí' 1992. Em 1993 é editado o disco O melhor dos Peste & Sida, que é um somatório dos dois discos gravados para a editora Polygram.Para o grupo entram João Cardoso (teclas) e Sérgio Nascimento (bateria), este último a substituir Marco. O grupo, com esta nova formação toca no Terreiro do Paço, em Lisboa, nas comemorações do 25 de Abril, e apresenta uma versão deBully Bully, clássico do rhythm'n'blues que intitulam Bule Bule. Em 1994 participam no disco e no concerto de homenagem a José Afonso com a sua versão de O Homem da Gaita. Desde 1991, o grupo começara a ter uma actividade paralela sob o nome de Despe & Siga, interpretando versões em português de clássicos do rock. Durante algum tempo existiriam os Peste e os Despe, até que João San Payo entra em ruptura com os restantes membros do grupo por ser o único a querer manter os Peste & Sida. Tentou a reunião com Orlando Cohen e Fernando Raposo fazendo a banda sonora de Crime e Castigo, de Dostoiévski, numa peça na Mala Posta. Não surtiu efeito a reunião mas ficou material que San Payo guardou e algum sairá mais tarde no disco Tóxico. No dia 21 de Outubro de 2002, a Universal lançou a compilação A Verdadeira História dos Peste & Sida. Em 2004 saí o quinto disco da banda com o título Tóxico. Esta edição de autor, gravada nos estúdios Crossover, em Linda-a-Velha, contou com a formação: João San Payo (voz e baixo), Orlando Cohen (guitarra), João Alves (guitarra, voz) e Marte Ciro (bateria e voz). Na actualidade a banda conta com João Pedro Almendra na voz, tendo sido convidado para o concerto de estreia no Santiago Alquimista, e para o Hard Club, no Porto, ainda em 2003. Manteve-se como convidado entre 2004/2005 tocando paralelamente com os Punk Sinatra. Em Dezembro de 2005 regressa definitivamente, enquanto Orlando Cohen sai.

A banda comemorou 20 anos de existência em 2006, e enquanto decorria a tour começou a preparar o novo trabalho a apresentar em 2007, o novo trabalho de originais que se chama Cai no Real.



Discografia
Veneno (LP, Transmédia, 1987)
Portem-se Bem (LP, Polygram, 1989)
Peste & Sida é Que é! (LP, Polygram, 1990)
Eles Andam Aí! (CD, BMG, 1992)
O Melhor dos Peste & Sida (Compilação, Polygram, 1993)
''A Verdadeira História (Compilação, Universal, 2002)
Tóxico (CD, DAS, 2004)
Cai no Real(cd,DAS;2007)

Colectâneas
Johnny Guitar (1993) - Caso Crónico
Filhos da Madrugada (1994) - O Homem da Gaita

Nenhum comentário: