contador de visitas

free web counter

sábado, outubro 25, 2008

terras brasileiras - TAGUATINGA

.
HOJE TIVÉMOS VISITANTES
DE TAGUATINGA

Taguatinga (Distrito Federal)


Taguatinga é uma região administrativa (ou cidade-satélite) do Distrito Federal brasileiro.

A cidade foi fundada em 5 de junho 1958, em terras que anteriormente pertenciam à fazenda Taguatinga. O nome tem origem indígena e significa "Barro-branco", apesar de que sua população normalmente o traduz por "Ave-Branca". Inicialmente a cidade se chamava vila Sarah Kubitschek, mas depois seu nome foi alterado para Santa Cruz de Taguatinga, permanecendo apenas Taguatinga. Não raro, é chamada pelos habitantes locais simplesmente como "Taguá".

Esta cidade-satélite foi criada para desfazer as invasões que tomavam conta de Brasília. Os operários que se deslocaram de todo o Brasil para construir a Nova Capital resolveram fazer ali também sua morada. Como, no entanto, eram pobres, invadiram terras e construíram barracos, revelando para um país que cria em seu rápido desenvolvimento, a realidade de pobreza em que vivia sua população.

Criou-se Taguatinga, afastada 25km do Plano Piloto, nome dado à região administrativa de Brasília em contraposição às suas cidades-satélites.

Taguatinga cresceu, porém, desenvolveu-se especialmente em função do comércio e dos empregos que sua população obtinha em Brasília. Tornou-se um importante centro comercial dentro do Distrito Federal e pólo de atração para a população das cidade-satélites próximas, abrigando shopping centers de grande porte. Taguatinga hoje chega a ser considerada a capital econômica do Distrito Federal, com 243.159 habitantes no ano 2000. Algumas cidades que antigamente faziam parte da Região Administrativa de Taguatinga: Ceilândia, Samambaia e Águas Claras. A próxima região a ser desintegrada de Taguatinga é o Setor Habitacional Vicente Pires e arredores.

SeCtores
Colônia Agrícola Vicente Pires (CAVP) ou Setor Habitacional Vicente Pires (SHVP) é uma área localizada nas proximidades do Guará, Águas Claras, Park Way dentro da RA de Taguatinga. Sendo um setor de origem rural, Vicente Pires sofre com a forte especulação imobiliária no DF, aliada ao déficit de moradia para classe média de Brasília, passa a concentrar uma grande quantidade de condomínios residenciais horizontais. A sua população é estimada em 17 mil famílias. A Feira do produtor é um grande atrativo para várias classes, onde as hortaliças vêm direto do produtor. O CEP do Vicente Pires é 72110-800.

Nenhum comentário: