contador de visitas

free web counter

sábado, novembro 14, 2009

CANTORAS PORTUGUESAS - ANA MOURA (fadista)

.
Ana Moura


Ana Moura (Santarém, 1979), é uma fadista portuguesa.

Ana Moura é natural de Coruche, mas como esta localidade não dispunha de maternidade, nasceu na capital de distrito, ou seja, Santarém.

Reconhecida internacionalmente, Ana Moura estreou-se com Guarda-me a Vida na Mão (2003), lançando seguidamente Aconteceu (2005). Canta, também, em vários em locais da noite lisboeta e deu-se a conhecer na televisão ao lado de António Pinto Basto, em Fados de Portugal.

Para Além da Saudade (2007), contendo músicas como Os Búzios ou O Fado da Procura é o seu mais recente álbum. Com este último disco, Para além da Saudade, Ana Moura ficou conhecida do grande público português, também devido às aparições em programas como Contacto e Família Superstar, ambos na SIC, e no Sexta à Noite, de José Carlos Malato, na RTP. Estas aparições na televisão ajudaram-na a promover este disco, conseguindo alcançar a Platina, por vendas superiores a vinte mil unidades, e a permanecer várias semanas no TOP 30 de Portugal.

Com o mesmo disco recebeu uma nomeação para os Globos de Ouro, na Categoria de Música, para Melhor Intérprete Individual, que acabou por perder para Jorge Palma.

Em 2007, Ana Moura participou no concerto dos Rolling Stones no Estádio de Alvalade XXI, em Lisboa, cantando, em dueto com Mick Jagger, o tema “No Expectations” da banda britânica.

Em 2009 o norte-americano Prince confessa-se fã da fadista. Mostrando interesse em colaborar musicalmente com Ana, Prince desloca-se a Lisboa em Julho desse ano.


Discografia
[editar] Álbuns de Estúdio
2003 - "Guarda-me A Vida Na Mão" (Universal)[4]
2004 - "Aconteceu" (Universal, CD duplo)[5]
2007 - "Para Além da Saudade" (Universal)[6]
2009 - "Leva-me aos Fados" (Universal)
[editar] Álbuns ao Vivo
2008 - "Coliseu" (Universal, DVD+CD)[7]
>

Nenhum comentário: