.
Escritor Nuno Ramos vence Prémio Portugal Telecom de Literatura
O escritor brasileiro Nuno Ramos, autor do livro "Ó", venceu a edição 2009 do Prémio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa, anunciou o presidente-executivo da empresa, Zeinal Bava.
Os autores brasileiros João Gilberto Noll, com "Acenos e afagos", e Lourenço Mutarelli, com "A arte de produzir efeito sem causa", ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares.
Numa conferência de Imprensa, em São Paulo, Brasil, o escritor Nuno Ramos revelou-se "surpreso" com o prémio, que vai na sua sétima edição. "Com a maior sinceridade, tinha a certeza de que não ia ganhá-lo", referiu.
O presidente-executivo da Portugal Telecom salientou que o galardão "conquistou, com mérito próprio, o lugar de destaque na cultura portuguesa. A herança cultural mais preciosa é o próprio acto de ler. Vivemos tempos extraordinários e não podemos intimidar-nos com as mudanças", sustentou, durante o anúncio do prémio.
Nascido em São Paulo, em 1960, Nuno Ramos é artista plástico, formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com exposições já realizadas em diversos países.
O romance "Ó" é o seu quarto livro, sendo que os três anteriores tiveram tiragens "muito pequenas entre dois mil e três mil exemplares", disse o vencedor do prémio.
"Venho de uma outra praia, as artes plásticas. Não sou muito desse mundo (literatura). Procuro um caminho diverso, não serei um escritor de massas", salientou Nuno Ramos.
Os vencedores foram escolhidos entre dez finalistas, que incluíam os portugueses Inês Pedrosa, com "A eternidade e o desejo"; Gonçalo M. Tavares, com "Aprender a rezar na era da técnica"; José Luís Peixoto, com "Cemitério de pianos", e António Lobo Antunes, com "Ontem não te vi em Babilónia".
Mais de 500 livros participaram da edição deste ano do Prémio Portugal Telecom em Língua Portuguesa, um recorde desde a criação do galardão. Os três vencedores receberam prémios de 39.215 euros, 13.725 euros e 5.882 euros, respectivamente primeiro, segundo e terceiro classificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário