contador de visitas

free web counter

terça-feira, dezembro 01, 2009

ARTISTAS PORTUGUESAS - ANA VALADAS

.


A fadista portuguesa Ana Valadas, cantando em Castro Verde no ultimo Verão.

Ana Margarida Jerónimo Figueira Valadas, nasceu a 7 de Fevereiro de 1982, natural de Almodôvar, vila Alentejana onde reside e trabalha .
Licenciou-se em Antropologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa no ano de 2005.
Paralelamente à sua formação na área das ciências sociais, apresenta interesse e aptidão pela arte musical, nomeadamente no que concerne à área de canto, tendo concluido o 4ºGrau de Coro e 1ºGrau de Canto e Técnica Vocal no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (1997 a 2001).

A paixão pela música surgiu desde pequena, actuando pela primeira vez em público aos 6 anos de idade (1988) numa iniciativa da Câmara Municipal de Almodôvar, participando posteriormente em Festivais Infantis.

Ao longo do seu percurso musical começou a ganhar alguma maturidade dedicando-se à música ligeira, interpretando alguns temas da canção nacional, dados a conhecer por grandes nomes como Dulce Pontes, Adelaide Ferreira, Sara Tavares, Mafalda Veiga, entre outros. Temas que apresentou em alguns concursos televisivos entre 1995 e 2003: “Big Show Sic, “Cantigas da Rua”, “Reis da Música Nacional”.“Nasci para a Música”.

A par da música ligeira começou a dedicar-se à musica tradicional alentejana, integrando em 1998 o “Grupo Coral e Instrumental da Câmara Municipal de Almodôvar” com o qual percorreu vários pontos do país, deslocando-se inclusive nesse ano a Toronto a fim de participar na V Semana Cultural da Casa do Alentejo. Entretanto no ano seguinte (1999) estreou-se com outro género musical, o fado sobre o qual se tem debruçado, acabando por abandonar aquele Grupo em 2002.

O seu interesse pelo Fado surgiu, aos 10/11 anos de idade aquando o visionamento de uma das várias exibições do Filme na RTP “Fado. A História de uma Cantadeira”,
protagonizado por Amália Rodrigues e Virgílio Teixeira. Estreou-se como fadista aos 17 anos aquando a participação numa “Noite de Fados em Almodôvar”, participando posteriormente numa das Grandes Noite de Fado da Rádio Voz da Planície (Rádio Local de Beja). Começou por ser acompanhada por alguns músicos alentejanos, nomeadamente Jorge Franco (Guitarra Portuguesa) e Carlos Franco (viola), seguindo-se depois José Pinto (Guitarra Portuguesa) e António Caeiro (viola), António Rui (Guitarra Portuguesa) e Henrique Gabriel (viola), entre outros. E tem cantado com alguns fadistas de renome nacional entre eles, Cidália Moreira, Mariza, Mafalda Arnauth, Rodrigo, Gonçalo da Câmara Pereira entre outros. Para além dos espectáculos e tertúlias de Fado tem demonstrado o seu trabalho nesta área em concursos de Fado Amador no Algarve e Alentejo, obtendo alguns lugares de destaque. E no período de 26 de Julho de 2005 a 26 de Julho de 2006, esteve agenciada na Voyce Entertainment – Agenciamento e Gestão Artística.

A par do Fado, procura não esquecer o cante, participando em espectáculos onde integrada no grupo de Violas Canpaniças interpreta vários temas do cancioneiro alentejano.

Apesar da música ganhar forte expressão na sua vida, também a representação tem um papel importante, fez parte de um Grupo de Teatro Amador, “Grupo de Teatro de Pais e Amigos do Jardim-de-infância de Almodôvar”.

Nenhum comentário: