contador de visitas

free web counter

quarta-feira, dezembro 23, 2009

PINTORES BRASILEIROS - JOSINALDO

.
.

"a volta dos pescadores" ACRILICO SOBRE TELA

Josinaldo Ferreira Barbosa, natural de Remanso (BA). Tendo como tema principal o rio São Francisco, sua pintura primitiva é das melhores, onde se harmonizam a paisagem física e o elemento humano.
As Artes plásticas do Velho Chico (Rio São Francisco) não se reduzem apenas às carrancas. Vão mais longe com o artesanato e a arte em suas várias multiplicidades. Josinaldo é, com certeza, um artista internacional, já morou em Paris, tem trabalhos expostos em diversos países, mas não deixa de ser genuinamente brasileiro e baiano, pintando as imagens de sua terra, que muito agradam em todo o Mundo.
Por ser um artista ?naif?, suas obras são marcadas pela simplificação das imagens sem nenhuma preocupação com a proporção, planos, perspectivas, equilíbrios de cores ou quaisquer outros padrões técnicos. O resultado dessa despreocupação, inclusive com o caráter sagrado da arte, é uma obra de beleza primitiva, como se estivéssemos visualizando um autêntico papiro egípcio ou a ilustração de uma ânfora grega de milhares de anos atrás.
O primitivista Josinaldo não fugiu de suas raízes e características, dando assim, continuidade ao retratar a vida ribeirinha com suas pinceladas fortes e marcantes, determinando assim aquilo que melhor sabe fazer, que é passar para suas telas a vida simples dessas pessoas e seus povoados, de onde extrai sua inspiração.

Nenhum comentário: