contador de visitas

free web counter

quarta-feira, dezembro 30, 2009

SANTA ROSA - RIO GRANDE DO SUL

.
PRESTIGIAMOS UM CIBERNAUTA
QUE NOS ACESSA DI ESTADO
DO RIO GRADE DO SUL -DE
SANTA ROSA



Santa Rosa tem 68 mil habitantes, 257 m de altitude e está a 495 Km de Porto Alegre.

Santa Rosa surgiu da divisão do primeiro distrito de Santo Ângelo, uma antiga redução dos jesuítas, em 1876.

Santa Rosa foi colonizada por imigrantes, mantém uma diversidade étnica que convive em perfeita harmonia, transmitindo valores e ensinamentos que refletem na força da comunidade.



Antecedentes Históricos
Antigamente, as terras desta região eram habitadas pelos índios guaranis, que aqui viviam em liberdade, com seus usos e costumes. O modo de vida dos índios foi sendo modificado, aos poucos, com a chegada dos europeus (portugueses e espanhóis). Para cristianizar os índios vieram para cá os padres jesuítas que organizaram os Povoados Missioneiros.

Aos poucos, os jesuítas conquistaram a confiança dos índios e, mudaram-lhes o seu modo de vida.

As terras que hoje pertencem ao município de Santa Rosa pertenciam ao território da Missão de Santo Ângelo Custódio, hoje município de Santo Ângelo.


Em 1915 foi criada a Colônia Santa Rosa. O local escolhido para o acampamento, foi onde hoje se localiza o Colégio Santa Rosa de Lima. O referido local teria sido escolhido como ponto de partida para os serviços de mediação e divisão das terras, porém, em torno do acampamento foram se formando os primeiros povoados.

A Colônia Santa Rosa foi criada para assentar muitas famílias de nacionais ou caboclos que ocupavam as terras próximas ao rio Santo Cristo. Depois destes, os primeiros povoadores foram os funcionários da Comissão de Terras. Este povoamento cresceu muito com a chegada dos imigrantes alemães e italianos, vindo das Colônias Velhas, seguidos pelos russos, poloneses e várias outras etnias.
As famílias chegavam e instalavam-se nas proximidades do acampamento, derrubavam matas, construíam suas casas e faziam lavouras.

A ocupação destas terras aconteceu rapidamente, sendo que, em 1920, a Colônia já contava com 11.215 habitantes.

Emancipação Política de Santa Rosa

A idéia da emancipação surgiu em 1927, quando a Colônia já estava com 35.000 pessoas e uma boa arrecadação.

Em 1929, a luta pela emancipação crescia rapidamente e o maior argumento dos emancipacionistas era a crescente arrecadação da Colônia.

Durante a campanha, uma comissão foi até a capital do Estado a fim de apressarem a emancipação. O jornal "A Serra" foi fundado para divulgar a campanha emancipadora da Colônia. Assim, no dia 1º de julho de 1931, o general José Antônio Flores da Cunha (Interventor do Estado) assinava o decreto de emancipação do município de Santa Rosa.

A solenidade de instalação do município de Santa Rosa aconteceu no dia 10 de agosto de 1931. Neste mesmo dia, tomou posse o primeiro prefeito, Arthur Ambros, nomeado pelo Interventor Federal do Estado.

As principais atividades econômicas do distrito são: a agricultura, onde predomina o cultivo da soja, do trigo e do milho; criação de gado leiteiro; a piscicultura e a indústria, onde se destacam as fábricas de móveis. Neste distrito existe uma escola que atende alunos da 1ª a 8ª série.

É este elemento de solidariedade que faz de Santa Rosa uma cidade de povo feliz. Além de ser conhecida como Berço Nacional da Soja também é berço de algumas celebridades como o goleiro Cláudio Taffarel e a apresentadora Xuxa Meneghel

Nenhum comentário: