contador de visitas

free web counter

quarta-feira, abril 06, 2011

artistas brasileiros - PAULO E CHICO CARUSO

.
OS DOIS GÉMEOS PAULO E CHICO
CARUSO ESTÃO EM PORTUGAL A
ACTUAR E O NOSSO BLOG HOJE
FALA DELES



PRIMEIRO O PAULO CARUSO


Paulo Caruso
Paulo Caruso no Roda Viva.
Informação geral
Nome completo Paulo José Hespanha Caruso
Nascimento 12 de dezembro de 1949 (61 anos)
São Paulo, São Paulo
Brasil
Outras ocupações músico, compositor, cantor

Paulo Caruso (São Paulo, 6 de dezembro de 1949) é chargista e cartunista brasileiro. Trabalhou por muitos anos na revista ISTOÉ, onde assinava a charge da semana com o título Avenida Brasil, que tratava principalmente de aspectos da política brasileira. Atualmente publica suas charges na revista Época e desenha no programa Roda Viva, na TV Cultura. Tem também um trabalho importante com Histórias em Quadrinhos e como músico, através da banda Conjunto Nacional

Irmão gêmeo de Chico Caruso, e ambos têm um traço bastante semelhante.
Gêmeos univitelinos, os irmãos cartunistas Paulo e Chico Caruso nasceram em 6 de dezembro de 1949 em São Paulo, com um intervalo de cinco minutos. A obra de ambos os artistas tem especial importância pela sua virtuosidade na caricatura pessoal.

Paulo José Hespanha Caruso, o irmão cinco minutos mais velho, iniciou-se profissionalmente no Diário Popular no final da década de 1960, tendo colaborado nos jornais Folha de São Paulo e Movimento. É um cultor da caricatura pessoal, o que faz com virtuosidade. Até a chegada do AI-5, em dezembro de 1968, fazia charges e ilustrações. A partir do ato institucional inibidor, e durante sua vigência, só ilustrações. Na época, garantiu o seu espaço de expressão com a tira Pô, publicada na Folha da Tarde.

Entre 1969 e 1976, cursou arquitetura na USP. Foi um hippie e chegou a morar com outros 24 em uma comunidade. "Era uma favela de luxo", lembra. A vida de arquiteto não o atraiu, passando dedicar-se exclusivamente aos cartuns e a caricatura.

Nos anos 1970, Paulo foi para O Pasquim, aparecendo ao lado de mestres como Jaguar e Ivan Lessa - a realização de um sonho de adolescente. Nos anos 1980, voltou a grande imprensa: Veja, Isto É, Careta, Senhor e, em 1988, novamente Isto É, onde passou a ser o responsável pela última página da revista.

Seus trabalhos também aparecem em publicações especializadas como Circo, Chiclete com Banana e Geraldão.

Paulo Caruso é conhecido pelos seus cartOOns políticos, além de dedicar-se à composição musical e à produção de espetáculos de música e teatro. Em 1985, durante o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Paulo formou com Chico e outros cartunistas a "Muda Brasil Tranquedo Jazz Band". Luis Fernando Veríssimo, Cláudio Paiva e Mariano juntaram-se mais tarde ao conjunto. Mais recentemente lançou o cedê "Pra Seu Governo", uma seleção musical de suas composições apresentada pelo "Conjunto Nacional", sua nova banda, aonde toca piano ao lado de Aroeira e Luis Fernando Veríssimo nos saxofones e Chico Caruso no vocal.

PublicaçõesAs Origens do Capitão Bandeira (1983)



Ecos do Ipiranga (1984)
Bar Brasil (com a colaboração do jornalista Alex Solnik, 1985)
As Mil e Uma Noites (1985)
Bar Brasil na Nova República
Avenida Brasil - "A Transição Pela Via das Dúvidas"
Avenida Brasil - "A Sucessão está nas Ruas"
Avenida Brasil - "O Bonde da História"
Avenida Brasil - "Assim Caminha a Humanidade"
Avenida Brasil - "Se Meu Fusca Falasse"
Avenida Brasil - "O Circo do Poder"
Avenida Brasil - "Conjunto Nacional"

O CHICO

Francisco Paulo Hespanha Caruso, conhecido como Chico Caruso, (São Paulo, 6 de dezembro de 1949) é um cartunista, chargista, caricaturista, músico e humorista brasileiro.

É irmão de Paulo Caruso, também cartunista. Ambos tem um traço bastante semelhante.

Começou a publicar os seus desenhos no final da década de 1960, na Folha da Tarde. Passou pelos periódicos Opinião, Movimento, Gazeta Mercantil, IstoÉ, Veja, Jornal do Brasil e O Globo, este último a partir de 1984, onde permanece até hoje.

Ao contrário do que muitos pensam, Chico e seu irmão Paulo não têm nenhum parentesco com o ator Marcos Caruso.

Nenhum comentário: