contador de visitas

free web counter

terça-feira, abril 19, 2011

TIBAU DO SUL, RIO GRANDE DO NORTE

.
É TERRA BRASILEIRA, É
TIBAU DO SUL, É NO ESTA-
DO DE RIO GRANDE DO NORTE



Lá temos amigos, olá amigos

Município de Tibau do Sul


"Paraíso potiguar"
Distância até a capital 72 km[2]
Características geográficas
Área 101,793 km² [3]
População 11 402 hab. IBGE/2010[4]
Densidade 112,01 hab./km²



Tibau do Sul é um município brasileiro do Litoral Sul do estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se as margens do Oceano Atlântico juntamente com a Lagoa de Guaraíras a uma altitude média de 38 metros. Tibau do Sul dista cerca de 80 km da capital estadual, Natal. Sua economia é baseada na pesca, no artesanato e principalmente no turismo.

Internacionalmente conhecida por abrigar a Praia de Pipa, Tibau do Sul é um dos principais balneários do estado e um importante polo indutor de turismo.[8] Este, aliás, começou a se desenvolver na década de 1970, quando vários grupos de surfistas começaram a frequentar cada vez mais as praias do município. Rapidamente, Tibau do Sul cresceu em importância e infra-estrutura turística, atraindo cada vez mais gente de todos os lugares do mundo, tornando Pipa uma das praias mais cosmopolitas do Brasil.

De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2009, sua população é de 11.707 habitantes. Entretanto, durante a alta temporada, o fluxo de pessoas circulando na cidade (principalmente turistas) chega a um milhão de pessoas anualmente.

Situada entre duas águas, Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico, pertenceu aos trabalhos da Aldeia Antônia de 1612 até o final do século XVII, passando então a pertencer à Aldeia de São João Batista de Guaraíras, perdurando ao ano de 1760, quando a aldeia tornou-se Vila de Arês, zona de pescaria que abrigou inúmeros contatos entre ospotiguares e os europeus, sobretudo franceses e holandeses.

A povoação se estabeleceu através da atividade agrícola e logo depois pela pesca. Sua primeira escola veio em 1873 (que hoje chama-se Escola José Mamede de Freitas) e em 1911 tornou-se distrito, elevando-se à vila somente no ano de 1953. Fez parte de Goianinha até 03 de abril de 1963, quando foi emancipada e agregou à sua denominação o do Sul, fazendo uma diferenciação com a outra Tibau, município no litoral setentrional, próxima a cidade de Mossoró. Tem como primeiro prefeito eleito Wilson Galvão de Freitas.

Hoje a cidade tem como principal atrativo turístico a Praia de Pipa, conhecida internacionalmente.

A economia da cidade gira em torno basicamente da pesca, artesanato e principalmente do turismo.

Nenhum comentário: