contador de visitas

free web counter

quinta-feira, março 22, 2012

MANAUS, AMAZONAS

.
MANAUS, CAPITAL DO ESTADO
DO AMAZONAS ,É UMA CIDADE
A QUE TENHO UMA FORTE
LAGAÇÃO.


O meu avô, José Francisco Herdeiro, no inicio do século passado, saiu da sua terra natal, São Vicente de Pereira, Ovar, para, como muitos outros cidadãos portugueses da região, procurar melhores condições de vida, num período dificil da situação politico-económica de Portugal.
Estávamos nos finais do sistema Monárquico ,transição para a Republica e o Brasil, sobretudo as riquezas do Ciclo da borracha ,atraíam à Amazónia um surto de emigração ,especialmente da região de Aveiro,Ovar,Espinho São João da Madeira e arredores.

Mais tarde ,já instalado, levou também a minha avó, que já à espera de bébé, que pouco depois de chegar a Manaus, em Maio de 1912,haveria de nascer, e que seria o meu pai João Herdeiro.
Nasceriam ainda mais 2 filhos na capital do Amazonas, o meu tio José António Herdeiro (padrinho de honra do nosso blog) e Manuel Herdeiro.
Mais tarde, mas já em Portugal, nasceriam 2 filhas , as minhas tias Maria Amália e Isa Herdeiro.

Só conhecia Manaus pelas descrições de meu pai e meus tios, fotos da época por eles guardadas e jornais.

Imagine-se, pois, a emoção que senti, quando já adulto, aterrei naquele linda terra e conheci ao detalhe não só a cidade como os sítios que eles pisaram: a selva, o rio Amazonas, os seringais, enfim ,as memórias do meu pai a materializarem-se ali à minha frente.

Deixo aqui um vídeo que retirei do youtube sobre essa terra de que muito gosto e a que estou ligado pelas emoções.



Isto sem prejuizo de publicar em breve uma edição de imagens por mim captadas em Manaus e na selva.

Nenhum comentário: