contador de visitas

free web counter

quarta-feira, março 07, 2012

RECORDANDO CRÓNICAS DO RIO EM 2005

.
Esta noite ao percorrer todos os posts publicados no nosso blog, dei com este ,editado em Julho de 2005, que me deu um enorme saudade e vontade de voltar ao Rio, a minha cidade de eleição.
Recordo convosco o que então escrevi:

Crónicas cariocas

..
Desta vez directamente do Rio

.
A cidade continua linda e prazeirosa. Que bom foi desfrutar na manhã de ontem (domingo) duma bela caminhada no Calçadão, que aos domingos fica para a peonada, tomar um suco de mamão, comer uma coxinha e sentir o cheiro bem caracteristico da orla maritima.
A decisão da Prefeitura da cidade , de devolver os 4 km da orla aos cariocas é muito bem aproveitada por estes, que desde cedo calcorrearam a calçada portuguesa, desde o Forte de Copacabana até à Praia do Leme, fazendo Cooper, passeando; vendendo tudo o que se possa imaginar, numa procura incessante da óptima forma física (mania nacional) e, ou, acrescentando alguns trocados aos magrìssimos salários dos que tem a ventura de o terem.
O custo de vida, em geal, encareceu em relação ao ano passado (ainda que continue barata para nós). Para o pessoal da terra está peor, e engrossa o número dos que dormem na rua.
O Real está a valer pouco mais de 70 escudos portugueses (2,79 euros) e os Apartamentos da Av;Atlântica, custam agora 99 reais . O "frescão" cobra 5 reais do Aeroporto à cidade, se fôr de taxi são 30, ainda que sujeitos a barganha...A goiabada está 0.19 o kilo, a cangica 2.19 500 gramas, o suco a 3 reais e o mais depois direi.
A cidade ontem vibrou com a vitória da selecção de volley na Liga Mundial, vencendo a Servia na final. Assisti na esplanada, e o empregado sabendo que eu era português, lembrou a derrota da canarinha contra Portugal em Almada 3-0 e dise :
-É cara, vocês lá em Portugal jogaram para caramba...
Uma diferença que noto em relação ao ano passado , é que há agora muito comercio aberto ao Domingo, além de que os ambulantes (camelôs) proliferam por tudo que é sítio.
Assisti ao vivo , no Estádio de São Januário, à derrota do meu Vasco, por 2-4 frente Inter de Porto Alegre. Foi uma tristeza de equipe. Jogou o Dominguez (ex-Benfica e Sporting), acho que benzinho, e o Tinga (ex-Sporting muito bem.
Vou voltar para o Calçadão. Até


posted by jose @ 1:52 PM

Nenhum comentário: