.
O CANTE ALENTEJANO ESTÁ
PRESTES A SER CONSIDERADO
PATRIMÓNIO IMATERIAL DA
HUMANIDADE.
O cante alentejano é muito particular, é cantado no Alentejo, por grupos polifónicos, e traduz, em som, poema e atitude ,a forma de estar,sentir. transmitir, dos trabalhadores rurais, nas suas tarefas diárias, na relação com a terra e com os donos das terras.
Está em cada poema, em cada dedilhar da viola, que nestas bandas se chama de campaniça, o lamento, a dôr ,o sentir dos homens e mulheres que sentiram a dureza do trabalho no campo.
Em Entradas, uma localidade alentejana, bem no meio da planície, abriu em boa hora, um Museu, dedicado à ruralidade, isto é , ao trabalho rural, onde se podem vêr inúmeros utensilios que através dos anos foram sendo utilizados na lavoura.
É lá ,que há dias o nosso blog assistiu a uma oficina ,ou workshop, onde o cantador e tocador de viola cam+aniça, Pedro Mestre, de quem temos falado ao
longo dos tempos, dirigiu uma aprendizagem do CANTE ALENTEJANO, que aqui mostro, para que no Brasil se saiba como o cante alentejano é importante a ponto de ser ensinado sistemáticamente, e com grande adesão geral.
com folhas de papel impresso com as letras das modas alentejanas
todos iam seguindo o mestre, entoando as modas que iam sendo ensinadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário