contador de visitas

free web counter

terça-feira, outubro 18, 2011

ADRIANO DE SOUSA, O MINEIRINHO, VENCEU EM PENICHE, NA FINAL, KELLY SLATER

.
FOI ENORME A VITÓRIA DO
SURFISTA ADRIANO DE
SOUSA, NP RIP CURL PRO
PORTUGAL, EM PENICHE


«É especial vencer o maior de todos os tempos» – Adriano de Souza


O brasileiro Adriano de Souza ficou orgulhoso não só pela vitória na final do Rip Curl Pro Portugal, mas também por ter derrotado na final da competição o norte-americano Kelly Slater.

«Vencer um evento como este, tão difícil e, principalmente, vencer o maior de todos os tempos torna tudo ainda mais especial», afirmou Adriano de Souza.

O surfista brasileiro reconheceu que depois do bom resultado em São Paulo esta foi a segunda melhor vitória da minha vida».

Adriano de Souza também agradeceu o apoio que recebeu ao longo da prova: «Este resultado vai ficar guardado para sempre, os portugueses têm uma vibração tão forte como no Brasil que me senti em casa».

Rip Curl Pro

Mineirinho é tube rider


Adriano de Souza vence Kelly Slater na decisão do histórico Rip Curl Pro em Supertubos. Foto: © ASP / Cestari.
Kelly fica com o vice-campeonato e cada vez mais perto do 11º título mundial.
Portugueses fazem festa pela conquista do brasileiro. Heitor Alves termina na quinta posição. Em um dia para ficar marcado na história do circuito mundial, o brasileiro Adriano de Souza, 24, derrotou o norte-americano Kelly Slater, 39, na decisão do Rip Curl Pro 2011, encerrado nesta terça-feira na praia de Supertubos, Peniche, Portugal.

Apenas três dias foram necessários para encerrar o evento, válido pela nona etapa do World Tour e realizado em condições fantásticas no poderoso beach break português.

Em ondas perfeitas acima de 2 metros, ele passou pelo sul-africano Travis Logie na quarta fase, pelo taitiano Michel Bourez nas quartas e pelo aussie Bede Durbidge na semi até superar Kelly Slater, que chegou à decisão invicto.

"Não tenho nem palavras. Foi um campeonato incrível. Quero muito agradecer as pessoas que me ajudaram aqui, principalmente ao Pinga (Luiz Henrique Campos, team manager da Oakley) ao Timmy Patterson (shaper) e a minha namorada, que me dá muita força", comemora Mineirinho no alto do pódio.

Na bateria decisiva, o brasileiro jogou a pressão para o norte-americano logo no primeiro minuto, depois de conseguir nota 9.00 em um belo tubo de frontside. Kelly parecia nervoso e conseguiu apenas 6.83 na sua primeira tentativa.

Para alegria da torcida brasileira, Adriano fez uma segunda onda de 6.67 e os 7.90 obtidos por Kelly em um canudo de backside não foram suficientes para barrar a segunda vitória de Mineirinho nesta temporada. O placar final terminou em 15.67 a 14.73.

"Foi maravilhoso. Vim uma semana antes e treinei praticamente todos os dias aqui. Depois que o Gabriel (Medina) venceu na França eu sabia que poderíamos tentar uma dobradinha brasileira. Encontrei uma paz muito forte em Portugal", diz Mineiro.

O atleta do Guarujá fez jus ao apelido e comeu pelas beiradas durante as primeiras fases até apresentar uma atuação espetacular no dia decisivo. Com direito a infiltração no joelho, nota 10 nas quartas-de-final e vitória contra o maior ídolo do esporte na finalíssima.

"Não é meu primeiro bom resultado em etapas com ondas tubulares. Sempre treinei e me dediquei a este tipo de onda, só que eu nunca conseguia ajustar o ritmo e a confiança na bateria. É difícil provar tudo o que você sabe em 30 minutos. Mas já fiz resultados bons em Fiji, Tahiti. Basta dedicação e muito treino", ressalta.

Pela vitória, Adriano de Souza fatura o cheque de US$ 75 mil e 10 mil pontos no ranking do World Tour. Já Kelly leva US$ 30 mil para casa e fica cada vez mais próximo do 11º título mundial, com mais 8 mil pontos na conta.

Segundo o ex-campeão mundial Damien Hardman, diretor de prova do Rip Curl Pro, basta o norte-americano avançar à quarta fase na próxima etapa de São Francisco (EUA) para levantar o caneco deste ano.

Primeiro 10 Com a bomba surfada nas quartas-de-final contra Michel Bourez, Mineiro garantiu a primeira nota 10 da carreira no World Tour, concedida de maneira unânime pelos juízes.

Depois de abrir a bateria com 7.50, o brasileiro confirmou a vitória sobre o taitiano com um canudo estiloso de frontside em uma das maiores ondas do dia. Também anotaram 10 em Supertubos nesta terça-feira Kelly Slater, na semifinal contra Taj Burrow, e Julian Wilson nas quartas - também contra Taj (acabou derrotado por 17.94 a 17.50).

Resultado do Rip Curl Pro 2011

1 Adriano de Souza (Bra)
2 Kelly Slater (EUA)
3 Bede Durbidge (Aus)
3 Taj Burrow (Aus)
5 Heitor Alves (Bra)
5 Joel Parkinson (Aus)
5 Michel Bourez (Tah)
5 Julian Wilson (Aus)
9 Chris Davidson (Aus)
9 Damien Hobgood (EUA)
9 Fedrick Patacchia (Haw)
9 John John Florence (Haw)
13 Gabriel Medina (Bra)
25 Jadson André (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)
25 Raoni Monteiro (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)
25 Bruno Santos (Bra)

Nenhum comentário: