contador de visitas

free web counter

sábado, dezembro 03, 2011

BANDAS BRASILEIRAS - FORRÓ PÉ DE SERRA

.


Forró pé-de-serra

Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Forró (pode-se discutir o procedimento aqui).

Dizem os estudiosos, que foi Manuel Queirós e Xerém os autores do primeiro forró que se tem conhecimento na música brasileira. Foi em 1937, com a gravação fonográfica de "Forró na roça".


Origem do termo "Forró"

Na etimologia popular é freqüente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all ("para todos"). Para essa versão, foi construída, no início do século XX, a ferrovia Great Western. Os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário brasileiro, forró .Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.

Verdade ou não, o certo é que o termo forró passou a caracterizar uma das maiores manifestações musicais do Nordeste brasileiro. Um ritmo que aglutina diversos outros ritmos, como o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.

Há estudos linguísticos que comprovam, entretanto, que o termo forró deriva de forrobodó. Essa é a expressão original mais aceita, ficando a influência do inglês 'for all' questionada. Na época da construção das ferrovias usava-se o termo samba para designar festa, no Interior do Ceará. A denominação forró como ritmo musical e estilo de dança surge mais tarde.

Outros estilos de forró

Forro Dos Cumpadre É bom não esquecer que forró pode ser pé-de-serra (xote, baião, arrasta-pé e universitário) para diferenciar do ritmo atual com introdução de instrumentos eletrônicos por grandes bandas. Isso é se realmente a pessoa tem garra e coragem!

Nenhum comentário: