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ERNESTO DE FIORE FOI UM GRANDE
PINTOR ITALO-BRASILEIRO
De Fiori, Ernesto (1884 - 1945)
Nascido em Roma em1884 - Roma (Itália) - 12 de dezembro, veio a falecer naturalizado brasileiro em São OPaulo em 24 de Abril de 1945
Formação
1904 - Munique (Alemanha) - Estuda na Königliche Akademie der Bildenden Künste [Real Academia de Belas Artes] na classe de desenho de Gabriel von Hackl (1843 - 1926).
1905/1906 - Roma (Itália) - Provavelmente recebe informações artísticas do pintor e litógrafo alemão Otto Greiner (1869 - 1916)
Vive em Roma entre 1884/1904, e em Munich de nos dois a nos seguintes, começando a pintar em 1906 de novo em Roma
1909 - Londres (Inglaterra) - Documentos indicam que De Fiori apresenta suas pinturas para o casal Karl e Thea Sternheim, colecionadores que passam a incentivar o artista
1910/1911 -Vive em Munique (Alemanha) onde começa a modelar, possivelmente com auxílio do artista suíço Hermann Haller (1880 - 1950)seguindo para Paris onde freqüenta o Café du Dôme, local onde se reúnem artistas, colecionadores e intelectuais
1914 - Paris (França) - É detido como espião pelas autoridades francesas
Volta então a viver na Alemanha, fixando residencia na cidade de Berlim
1915 - Berlim (Alemanha) - Alista-se no exército alemão, onde atua como correspondente de um periódico italiano e, posteriormente, como soldado
1918/1919 - Zurique (Suíça) - Publica o artigo Von 'Neuen Kunst', no qual propõe um conceito de arte que entra em choque com o dos dadaístas. Inicia-se aí uma polêmica encabeçada por De Fiori e pelo dadaísta Jollos, e que se desenrola por meio da imprensa; o pintor Max Ernst (1891 - 1976) inclui em um álbum uma litogravura que ironiza De Fiori. Em 1920, o romance Nein und Ja, de Otto Flake (1880 - 1963), retrata o artista como um escultor contrário às inovações da arte moderna
1919 - Zurique (Suíça) - Publica o artigo Wie eine Statue entsteht, no qual explica seu processo de criação
1920/1936 -Regressa a Berlim
1923 - Düsseldorf (Alemanha) - O colecionador e marchand Alfred Flechtheim publica na revista Der Querschnitt, de sua galeria, uma carta de De Fiori na qual este declara seu credo no civilismo
1925 - Berlim (Alemanha) - Publica diversos artigos em periódicos e dá uma entrevista no jornal Berliner-Börsen-Courier publicada sob o título Ernesto de Fiori sobre as virtudes: uma conversa
1926 - Alemanha - É um dos escultores retratados na segunda parte do filme Schaffende Hände, de Hans Cürlis
1930 - Berlim (Alemanha) - A cidade de Berlim adquire sua escultura Jüngling, instalando-a no Rudolf-Wilde-Park, atual Volkspark Schöneberg. Por volta de 1940 a escultura é derretida pelo regime nazi
1931 - Berlim (Alemanha) - Modela dois bustos da atriz Marlene Dietrich
1931 - Berlim (Alemanha) - O prefeito de Berlin-Schöneberg escreve ao redator do jornal Berliner Lokalanzeiger e comenta o pouco destaque que a imprensa vinha dando a De Fiori, ressaltando sua importância como escultor
1933 - Berlim (Alemanha) - Com a ascensão de Hitler ao cargo de chanceler, a Gestapo fecha a Kunstgewerbeschule, onde De Fiori mantinha ateliê. Depois desse episódio, o artista publica o artigo Wie können wir Künstler der Regierung helfen?, no qual critica esse tipo de interferência do Estado
1934 - Integra a Comissão de Trabalhos da Berliner Secession, responsável pela exposição Zusammenschluss, aberta no ano seguinte
1936/1945 - Parte para o Brasil e passa a viver em São Paulo
1936 - São Paulo SP - Regista sua viagem de navio ao Brasil no artigo Die lange Fahrt, publicado no jornal Deutsche Allgemeine Zeitung. Escreve, como colaborador, artigos para jornais das colônias italianas e alemãs de São Paulo
1936/1945 - São Paulo SP - Iatista, premiado na Europa e no Brasil, veleja com freqüência na represa de Santo Amaro
1937 - Alemanha - Obras suas são apreendidas de diversos museus alemães, sendo algumas devolvidas ainda durante o III Reich
1938 - Rio de Janeiro RJ - Participa do Programa de Integração das Artes promovido pelo Ministério da Educação e Saúde, para o qual modela esculturas que não atendem às exigências oficiais; alguns são levados pelo artista, e outros deixados nos galpões do MES
1938 - São Paulo SP - Escreve o artigo Von guter und schlechter Kunst, no qual explica sua concepção de pintura e processo de criação. O artigo é publicado no ano seguinte na revista alemã Die Kunst für Alle e, dois anos depois, em O Estado de S. Paulo, desta vez com o título Do bom e do mau gosto
1941 - São Paulo SP - Publica o artigo Entrevista comigo mesmo em O Estado de S. Paulo, no qual comenta sua exposição individual na galeria Casa e Jardim e retifica declarações
ca.1942 - São Paulo SP - Sugere a criação de uma "liga" de "resistência espiritual contra o hitlerismo", além de desenhar armas antitorpedos. Seus esboços são todos escritos em inglês, o que possivelmente leva Walter Zanini (1925) a inferir que o artista oferece seus projetos ao governo norte-americano
1943 - São Paulo SP - Realiza relevo para a Capela Funerária da família Matarazzo
1945 - Morre
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