contador de visitas

free web counter

quinta-feira, junho 13, 2013

AS MARCHAS DOS SANTOS POPULARES EM LISBOA

.
O MÊS DE JUNHO. EM PORTUGAL
FESTEJA TRADICIONALMENTE OS
SEUS SANTOS PROTECTORES, COM
FESTAS DE BAIRROS E DESFILES
DE MARCHAS POPULARES.




Lisboa, foi a primeira cidade a iniciar esta tradição, que acontece em honra do seu santo popular patrono da cidade, que é SANTO ANTÓNIO, aos dias 12 de Junho.

No Porto, as marchas ocorrem a 23 também de Junho, e constituem um momento impar da cidade.

As Marchas populares de Lisboa remontam a 1932 (como são conhecidas hoje), sendo uma das mais antigas e crescentes tradições da cidade de Lisboa (às marchas, "juntaram-se" em 1958, o Casamentos de Santo António).1 Porém, em Lisboa já se realizavam marchas desde o século XVIII.

As Marchas Populares de Santo António são uma tradição antiga portuguesa, que decorre a 12 de Junho, nas avenidas de Lisboa.

Se bem que, por motivos óbvios de razão comercial, não seja tão sabido, também em Setúbal a tradição das Marchas Populares tem forte expressão, agregando colectividades de toda a cidade e arredores.

ORIGENS
das MARCHAS POPULARES

No fim do séc. XVIII, os franceses iniciaram a moda de dançar em marchas militares, Marche aux Flambeaux, celebrando assim a tomada da Bastilha, desfilando em marchas com archotes na mão. Com as invasões napoleónicas, para além dos valores da Revolução Francesa, ficou este costume, tendo o povo "aportuguesado" a palavra flambeaux, passando a designá-la de Marcha ao Flambó. Os portugueses, no entanto, em vez de usarem archotes, começaram a usar balões de papel e fogo-de-artifício vindo da China, muito em voga em inícios de séc. XIX...

Corria o ano de 1932, quando foram incluídas nas festividades em louvor de Santo António as “marchas populares”, com desfiles colectivos dos moradores de cada bairro da capital. Desfilava-se, então, ao som de músicas alegres, que tinham de obedecer, tal como as letras, os trajos dos marchantes e a própria ornamentação dos arcos enfeitados com balões, a um tema alusivo (histórico ou relativo às características de cada bairro).

Mais remotamente exibia-se já a chamada Marche aux Flambeaux, adaptada da tradição francesa, popularmente designada por “Marcha ao Flambó”, como expliquei anteriormente.
Estas marchas eram organizadas por cada bairro onde se festejasse o Santo António e eram formadas por pequenos grupos, que desfilavam sem grande aparato de apresentação ou de coreografia, geralmente dirigidos por um ensaiador que os orientava utilizando um apito.
Os marchantes exibiam-se, preferencialmente, “às portas e em frente das janelas dos Paços Reais, dos palácios da nobreza ou das casas ricas”.

Nesse ano de 1932, foi instituído um prémio para a melhor marcha, tendo concorrido apenas três bairros de Lisboa:
Alto do Pina, Bairro Alto e Campo de Ourique.
Outros três limitaram-se a participar:
Alcântara, Alfama e Madragoa.

Dois anos depois, concorreram doze bairros. A ideia estava lançada e bem aceite por toda a cidade, tornando-se as marchas na maior manifestação etnográfica dos festejos a Santo António, com os desfiles e exibições habituais na Avenida da Liberdade e Parque Eduardo VII.

Classificações Lisboa

Sistema de pontuação tem em consideração, o tempo de desfile, a qualidade do tema e a coreografia, o guarda roupa, o empenho e o ritmo do desempenho

Lembro as vencedora o em Lisboa desde o ano 2004

2004
Alfama

2005
Alfama

2006
Alfama

2007
Alfama

2008
Marvila

2009
Alfama e Castelo (ex-aequo)

2010
Alfama

2011
Alto do Pina

2012
Alto do Pina

Este ano, ontem ,venceu a Marcha de Alfama


2013
Alfama




Classificação final

1º - Alfama / 2º - Alto do Pina / 3º - Bica / 4º - Marvila / 5º - Bairro Alto / 6º - Madragoa / 7º - S. Vicente
8º - Alcântara / 9º - Beato / 10º - Santa Engrácia / 11º - Mouraria / 12º - Castelo / 13º - Ajuda / 14º - Graça
15º - Belém / 16º - Lumiar / 17º - Benfica / 18º - Carnide / 19º - Olivais / 20º - Penha de França

Classificação por categoria

Melhor Coreografia - Alfama / Melhor Cenografia - Alfama / Melhor Figurino - Alfama / Melhor Desfile da Avenida - Alfama / Melhor Letra - S. Vicente / Melhor Musicalidade - Marvila / Melhor Composição Original - S. Vicente

Júri

Nenhum comentário: