contador de visitas

free web counter

sábado, junho 01, 2013

cantores brasileiros - ZÉ GERALDO

.
ZÉ GERALDO, CANTAUTOR





José Geraldo Juste, conhecido como Zé Geraldo, (Rodeiro, 9 de dezembro de 1944) é um cantor e compositor brasileiro, e pai da cantora/compositora Nô Stopa.

Nascido em Rodeiro, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, foi criado em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, também em Minas, de onde saiu, aos dezoito anos, para estudar e trabalhar em São Paulo.

Em março de 1966, sofreu um acidente automobilístico, voltando de Governador Valadares, com destino a São Paulo. O carro número 90 da Viação Transcolin colide com uma carreta na rodovia BR-393 ("Rio-Bahia"), o que acabou com seu sonho de jogar futebol profissionalmente. Ficou internado durante um ano num hospital em Carangola, onde aprendeu os primeiros acordes com o amigo Paulo Cotta, e desenvolveu o lado compositor. Mudou-se para Santos, onde fez fisioterapia durante dois anos. Nessa mesma época, através do primo Zé Ferreira, conhece uma banda que tocava em bailes, chamada The Black Cats - posteriormente Blow Up - da qual passa a fazer parte, cantando em inglês.

Por volta de 1970, gravou três compactos e um LP pela gravadora Rozenblit. Conheceu o trio "The Snacks" (formado por Edson Trindade, Altair e Fernando), com os quais passou a morar. Nesta época, o cantor Tim Maia também residia com os quatro.

Na década seguinte forma-se em Administração. Durante 8 anos, tocou em bailes, principalmente na Banda Thoró. Tendo adquirido alguma experiência de palco, decide participar de festivais de música, sem deixar o emprego de executivo. No ano de 1978, participa do Primeiro Festival de Música da Ericsson no Brasil, e alcança a vitória. Neste ano, no Festival de Ilha Solteira, conhece o compositor Lúcio Barbosa, que lhe mostra a música "Cidadão", e permite que ele a grave.

É então contratado pela gravadora CBS, abandonando a carreira de executivo e abraçando a carreira artística.

Em seu álbum Terceiro Mundo, de 1979, foi o primeiro a gravar a música “Cidadão”, regravada, entre outros intérpretes, pelo paraibano Zé Ramalho e pelo cantor Sílvio Brito. Até hoje, esta música segue sendo sua marca registrada. Através dela foi reconhecido nacionalmente.

Suas canções "Rio Doce" e "Milho aos Pombos" tornaram-se conhecidas após concorrerem nos festivais de música realizadas pela Rede Globo no início dos anos oitenta. Nesta década, devido ao fato de ser fiel ao seu estilo musical, abandona as grandes gravadoras e torna-se artista independente. O álbum "Poeira e Canto - Ao Vivo" foi seu primeiro trabalho longe de grandes gravadoras.

Pelo fato de ter sido criado na cidade de Governador Valadares, e portanto ter laços com a cidade, no dia 3 de julho de 2007, recebe o título de "Cidadão Valadarense". Também em decorrência disso, sua canção "Rio Doce" tornou-se o hino da cidade.

Pouco depois, lançou CD/DVD intitulado Um Pé no Mato, um Pé no Rock, no qual faz referência a suas principais influências musicais, Tião Carreiro e Bob Dylan.

Em maio de 2008, foi lançado Catadô de Bromélias, o qual inclui uma versão em português da música "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, e uma nova parceria, com o cantor e compositor Zeca Baleiro, "Na barra do seu vestido".

Em setembro de 2010, seu espetáculo "Cidadão 30 e Poucos Anos", foi registrado ao vivo, no auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e transformado em CD/ DVD. Contou com participações especiais de Nõ Stopa, Xangai, Geraldo Azevedo, Chico Teixeira e Landau.

Discografia
Cidadão 30 e Poucos Anos (Ao Vivo) - Sol do Meio Dia - 2011 (também em DVD)
Catadô de Bromélias - Sol do Meio Dia - 2008
Um Pé no Mato, um Pé no Rock (Ao Vivo)- Sol do Meio Dia - 2006 (também em DVD)
Tô Zerado – Sony - 2002
O Novo Amanhece (com Renato Teixeira) (Ao Vivo)– Kuarup - 2000
No Meio da Área – Paradoxx - 1998
Acústico (Ao Vivo) – Paradoxx - 1996
Aprendendo a Viver – Eldorado -1994
Ninho de Sonhos – Eldorado - 1991
Viagens & Versos – Eldorado - 1990
Poeira e Canto (Ao Vivo) - Vaqueiros Urbanos/Eldorado - 1988
No Arco da Porta de Um Dia – Arca - 1986
Sol Girassol – Copacabana - 1984
Caminhos de Minas – Copacabana - 1983
Zé Geraldo – CBS - 1981
Estradas – CBS - 1980
Terceiro Mundo – CBS - 1979
Zegê e The Silver Jets – Rosenblitz - 1970

Nenhum comentário: