contador de visitas

free web counter

sexta-feira, junho 07, 2013

PORTUGAL venceu a RUSSIA 1-0 NA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL 2014 NO BRASIL

.
FOI UMA VITÓRIA SUADA MAS MERECIDA
COM UMA PRIMEIRA PARTE DE GRANDE
FUTEBOL DE RONALDO E SEUS PARES



A formação Portuguesa derrotou a Rússia por 1x0 e com o golo de Hélder Postiga e deu um importante passo para segurar a vice-liderança.



Nesta altura, Portugal é provisoriamente líder do grupo, mas conta com mais dois jogos que os russos. Ainda assim, perante Israel, que tem menos três pontos mas também menos um jogo, a seleção lusa ganhou uma importante vantagem, uma vez que os israelitas ainda têm que se deslocar a Moscovo.

Perante este cenário, e quando faltam três jogos (um fora e dois em casa) para terminar esta caminhada, Portugal tem tudo para garantir um lugar no play-off e aí, uma vez mais, tentar assegurar presença no próximo Campeonato do Mundo.

Hélder Postiga coloca Portugal em vantagem

Portugal não podia ter desejado um começo melhor. Os jogadores comandados por Paulo Bento iniciaram o encontro com a vontade de marcar cedo e deixaram bem vincado esse objetivo dentro das quatro linhas.

Nos primeiros minutos, a posse de bola desde logo começou a pertencer aos da casa, com Cristiano Ronaldo a aparecer preferencialmente em zonas mais interiores e Vieirinha, que jogou na posição que habitualmente é de Nani, a desequilibrar do lado direito.



Hélder Postiga inaugurou o marcador ©Carlos Alberto Costa
Com a atitude mais dominadora, conseguida graças a uma defesa segura com destaque para Luís Neto, titular no lugar de Pepe, que executou alguns cortes aos avançados da Rússia com bastante qualidade, com a forte pressão exercida no momento imediatamente seguinte à perda de bola, Portugal foi ganhando metros e aproximando-se da área adversária.

Aos nove minutos, Cristiano Ronaldo sofreu uma falta no lado esquerdo do ataque e graças a ela a seleção portuguesa chegou ao primeiro golo. Miguel Veloso, com o pé canhoto, o seu preferido, bateu um livre tenso à espera de um desvio na área que aconteceu por intermédio de Hélder Postiga.

Com o golo do número 23 e também com uma simbiose perfeita com o público da Luz, Portugal impediu que a ansiedade de ter que se colocar em vantagem surgisse na cabeça dos jogadores e dessa forma continuou a controlar a partida, mantendo quase sempre os russos longe da área da baliza defendida por Rui Patrício. No ataque, contudo, pouco havia para contar, a não ser um remate por cima de Cristiano Ronaldo num lance em que o capitão estava em excelente posição para alvejar a baliza de Akinfeev.

A exceção a este retrato foram os últimos dez minutos, já depois de Fabio Capello ter operado duas substituições. Glushakov, um dos que entrou, ao minuto 36 viu a bola sair ao lado da baliza de Portugal por pouquíssimos centímetros e logo depois os russos reclamaram (com razão) uma grande penalidade por mão de Fábio Coentrão dentro da área.

Apesar da resposta russa, os três pontos ficam na Luz

Na segunda parte, ao contrário do que aconteceu nos últimos instantes do primeiro tempo, Portugal deu um sinal positivo através de um remate de Cristiano Ronaldo, que viu Akinfeev a defender a bola.

No entanto, os russos não se atemorizaram e não tiveram qualquer problema em dar a iniciativa do jogo aos jogadores lusos na expectativa de que surgisse qualquer erro que pudesse ser aproveitado. Com essa postura, os forasteiros colocaram Rui Patrício à prova com um remate rasteiro de Kerzhakov, que ganhou em velocidade a Bruno Alves mas foi sempre incomodado pelo defesa que nunca desistiu do lance.



Moutinho foi incansável ao longo do jogo todo ©Carlos Alberto Costa
A formação orientada por Fabio Capello crescia e adiantava-se no terreno a olhos vistos. Para combater esse facto, Paulo Bento tentou refrescar o ataque e, ao mesmo tempo, dar-lhe mais velocidade. Para tal, aos 66 minutos, tirou Hélder Postiga e fez entrar Nani, passando Cristiano Ronaldo a jogar no centro, apoiado pelo jogador do Manchester United e por Vieirinha.

Apesar disso, a Rússia continuava a ser perigosa e teve uma excelente oportunidade para empatar a partida, valendo a Portugal que o fantástico pontapé de bicleta de Bystrov tenha saído por cima da baliza de Rui Patrício.

Após o lance de ataque russo, o selecionador português voltou a mexer, tirando Raul Meireles e colonado em campo Rúben Amorim. O Objetivo era claro: dar mais frescura à zona intermédia, que estava claramente a perder no duelo com o adversário, e impedir que os russos continuassem tão perigosos.

A verdade é que o efeito não foi o desejado, pois a Rússia continuava a conseguir dar que fazer aos defesas lusos. Mas também é de referir que desde ai os lances mais perigosos foram de Portugal, com dois remates de longe de João Moutinho e Nani, que saíram perto da baliza à guarda de Akinfeev.

Porém, com o jogo perto do final, as verdadeiras ocasiões de golo surgiram em ambas as balizas. Primeiro Shirokov, no coração da área e livre de qualquer marcação, viu Rui Patrício a negar o golo e depois foi a vez de Cristiano Ronaldo, com um remate cruzado, a proporcionar uma excelente defesa a Akinfeev.

O resultado não se alterou e os três pontos, importantíssimos nas contas de Portugal com vista ao apuramento para o Mundial 2014, ficaram mesmo na Luz.

1 - Portugal: Rui Patrício; Joao Pereira, Luís Neto, Bruno Alves, Fábio Coentrao; Miguel Veloso, Moutinho, Raúl Meireles (Amorim, m.72); Vieirinha (Custódio, m.90), Cristiano Ronaldo y Hélder Postiga (Nani, m.65)

0 - Rusia: Akinfeev; Alexander Anyukov (Alexey Kozlov, m.31), Ignasevich, Berezutskiy, Kombarov; Denisov, Roman Shirokov, Zhirkov, Vladimir Bystrov; Victor Fayzulin (Glushakov, m. 21) y Kerzhakov (Smolov, m.66)

Golos: 1-0: Hélder Postiga (MIN. 8)

Nenhum comentário: