contador de visitas

free web counter

sexta-feira, julho 01, 2005

BRASIL CAMPEÃO DAS CONFEDERAÇÕES

.


Brasil derrota Argentina na revanche e fica com o título

Vinte e um dias depois da derrota por 3 a 1 no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, contra os donos da casa, pelas Eliminatórias da Copa Mundo, a seleção brasileira desfilou um belo futebol pelo gramado do Waldstadion, em Frankfurt, na Alemanha, ganhou na revanche por 4 a 1 e garantiu o bicampeonato da Copa das Confederações 2005 em cima da Argentina. O primeiro título verde-amarelo havia sido conquistado em 1997.

Desta forma, o Brasil conquista o segundo triunfo consecutivo sobre os argentinos em jogos decisivos - já que foi campeão da Copa América em 2004 diante dos arqui-rivais, nos pênaltis. Além disso, recupera a hegemonia na história do confronto: 34 vitórias contra 33 da Argentina.

"Quando você perde de 4 a 1, não há muito o que dizer", resumiu o lateral-esquerdo da seleção argentina, Juan Pablo Sorín, logo após a derrota. Não havia mesmo. Os comandados de Carlos Alberto Parreira foram superiores durante a maior parte do confronto. O time de José Pekerman sofreu dois gols logo na etapa inicial e nada pôde fazer para equilibrar a situação nos minutos restantes.

O Brasil saiu na frente logo aos 10 minutos. Cicinho apareceu pela direita e rolou para Adriano, que tirou a marcação e avançou até a entrada da área antes de disparar uma bomba indefensável. Kaká aumentou a vantagem seis minutos depois. Livre pela esquerda, Robinho recebeu virada de jogo e tocou para o meio-campista, que dominou tirando da marcação e chutou no alto do gol argentino para ampliar.

No segundo tempo, o Brasil continuou mandando no jogo e fez o terceiro logo aos dois minutos. Cicinho recebeu de Kaká, levou até o fundo e cruzou na medida para conclusão certeira de Ronaldinho Gaúcho. Aos 18 minutos, o Brasil marcou o quarto numa jogada que sintetiza o futebol pentacampeão. Depois de trocar passes enquanto os argentinos assistiam durante mais de um minuto, Cicinho recebeu pela direita e cruzou para cabeçada certeira de Adriano, artilheiro da Copa das Confederações com cinco gols.

O adversário ainda diminuiu em uma de suas únicas chegadas consistentes ao campo de ataque. Aos 20 minutos da etapa complementar, Delgado cruzou da direita e Pablo Aimar cabeceou com firmeza. Mas a Argentina não conseguiu nada mais do que isso.

O Brasil não começou bem no torneio. Teve problemas de entrosamento no ataque e falhas primárias na defesa. No entanto, a declaração de Parreira, já com a taça nas mãos, sintetiza o que foi a Copa das Confederações para a equipe: "A competição foi muito importante para nós, atingimos todos os objetivos traçados. Fizemos observações, promovemos uma espécie de laboratório e conseguimos manter a equipe nos dois últimos jogos. O time cresceu ao longo da competição e fez seu melhor jogo contra a Argentina, na final".

Nenhum comentário: