contador de visitas

free web counter

quinta-feira, abril 12, 2007

cantoras portuguesas

.
CONTINUAMOS A DIVULGAR CANTORES
PORTUGUESES E BRASILEIROS
HOJE LUGAR A


Mafalda Veiga (Lisboa, 24 de Dezembro de 1965) cantora portuguesa.

Nascida na capital portuguesa, tendo vivido no Alentejo até 1974, ano em que se muda para Espanha.

Escreve sua primeira canção, Velho, em 1983 ainda no tempo que morava em Espanha. No ano seguinte retorna a Portugal e entra para a Faculdade de Letras em Lisboa, para o curso de Línguas e Literaturas Modernas, ao mesmo tempo que alcança o triunfo no Festival da Canção da cidade de Silves com a canção "Velho".

Em 1987 dá início a sua carreira discográfica com o álbum "Pássaros do Sul", produzido por Manuel Faria (membro do grupo Trovante), que incluiu singles como “Planície” e “Restolho”.

Um ano depois, Mafalda reapareceu com o álbum “Cantar”, contando com a mesma produção.

Nos quatro anos seguintes, Mafalda Veiga cantou um pouco por todo o país, tendo sido convidada em 1991 para participar nos derradeiros espectáculos dos Trovante, em Sagres e nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Em 1992 regressou aos estúdios para gravar “Nada se Repete”, novamente produzido por Manuel Faria e co-produzido por Amândio Bastos, contando com a participação especial de Luís Represas que, para além da autoria de uma letra, gravou em dueto o tema “Fragilidade”. Mafalda Veiga apresentou este disco em dois espectáculos no Teatro São Luiz, em Lisboa. Nestes espectáculos, transmitidos pela RTP, participaram nos coros os elementos dos já extintos Meninos d'Avó, Paulo Pereira, Pedro Pereira, Fernando Nunes(Náná) e Paulo Vilares.

Em 1993 e 1994, para além de realizar concertos por todo o país, Mafalda Veiga esteve também por duas vezes em Cabo Verde e em Macau, no Teatro D. Pedro V.

Em 1996, surge o álbum “A Cor da Fogueira”, com uma nova musicalidade e produção a cargo de José Sarmento, do qual o maior sucesso foi a canção “O Lume”.

Em 1999 é editado “Tatuagem”, marcando a entrada da cantora no selo Popular, da Valentim de Carvalho. A produção ficou a cargo de Manuel Paulo Felgueiras, membro do grupo Ala dos Namorados. Deste álbum, destacam-se os temas “Tatuagens”, em dueto com Jorge Palma, "Cada Lugar Teu", "Um Pouco de Céu", "Uma Noite Para Comemorar" e ainda os temas “No Rasto do Sol” e "Gente Perdida", que viriam alguns anos depois a fazer parte de trilhas sonoras de novelas da Rede Globo.

Mafalda Veiga apresentou “Tatuagem” em três concertos esgotados no grande auditório do CCB e no Rivoli do Porto. Destes concertos resultou o álbum “Mafalda Veiga ao Vivo”, disco de platina.

A 10 de Dezembro de 1999 nasce o seu filho Tomás, fruto do seu casamento com o engenheiro António Cordovil.

O ano de 2000 terminou com a composição de quatro temas originais para a novela “Olhos de Água”, transmitida pela TVI.

Em 2002, o tema “No Rasto do Sol” é escolhido para integrar a banda sonora de uma novela da Rede Globo intitulada “Sabor da Paixão”. Em Janeiro de 2003, Mafalda é convidada a deslocar-se ao Rio de Janeiro para participar em dois episódios da novela, interpretando ao vivo algumas das suas canções.

Em Março de 2003 surge o sétimo disco da carreira de Mafalda Veiga, “Na Alma e Na Pele”. Este trabalho conta com a produção do ex-baixista dos Silence 4, Rui Costa. O álbum é constituido por onze canções originais onde se destacam o single de apresentação, “Uma Gota”, e o tema “Cúmplices” dedicado ao Clube de Fãs e conta também com uma faixa interactiva.

Durante o ano de 2003, foram realizados espectáculos por todo o país que culminaram com dois concertos esgotados no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

No âmbito das Festas da Cidade para o Euro 2004, Mafalda teve o prazer e a honra de fazer a primeira parte do concerto de Suzanne Vega, tendo sido muito calorosamente recebida pelas mais de quinze mil pessoas que assistiram ao seu concerto e cantaram com ela a maior parte das suas canções.

O ano de 2004 termina com a edição do DVD, do segundo concerto realizado no Coliseu dos Recreios de Lisboa, a 5 de Outubro de 2003. Também em Dezembro, a Quasi Edições lança o primeiro Songbook de Mafalda Veiga, reunindo as letras e cifras de 16 canções escolhidas de cada um dos seus discos.

Em Junho de 2004, a TV Globo voltou a integrar uma canção de Mafalda Veiga (“Gente perdida”, do disco “Tatuagem” ) na banda sonora de uma nova novela, “Senhora do Destino”.

Em 2005, é editado também pela Quasi Edições, o seu primeiro conto infantil “O carocho pirilampo que tinha medo de voar”, integrado na colecção “Tempo dos mais novos”, feita em parceria com o Jornal de Notícias.

No dia 20 de Outubro de 2005, Mafalda Veiga recebe o Prémio Carreira Prestígio da Rádio Central FM de Leiria.

Em 2006, Mafalda Veiga está um pouco mais afastada dos palcos, dedicando-se essencialmente à composição e preparação do seu próximo disco de originais, cuja edição se prevê para final do corrente ano.


Discografia
1987 - Pássaros do Sul
1990 - Cantar
1992 - Nada se Repete
1996 - A Cor da Fogueira
1999 - Tatuagem
2000 - Ao Vivo
2003 - Na Alma e na Pele,
2004 - Coliseu, 5 de Outubro de 2003 (DVD)

Nenhum comentário: