contador de visitas

free web counter

segunda-feira, maio 28, 2007

A 28 DE MAIO, aconteceu uma revolução anti democrática em Portugal

.
Revolução de 28 de Maio de 1926


GOMES DAS COSTA, o general que conduziu o golpe

A Revolução de 28 de Maio de 1926, Golpe de 28 de Maio de 1926 ou Movimento do 28 de Maio, também conhecido pelos seu herdeiros do Estado Novo por Revolução Nacional, foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e anti-parlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando à implantação da auto-denominada Ditadura Nacional, depois transformada, após a aprovação da Constituição de 1933, em Estado Novo, regime que se manteve no poder em Portugal até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974. A revolução começou em Braga, comandada pelo general Gomes da Costa, sendo seguida de imediato em outras cidades como Porto, Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém.

Deu origem ao Estdo Novo de Salazar regime fascista que levou Portugal à escuridão de 48 anos .Salazar quis transformar Portugal num país rural, sem industria com receio da criação de operários com consciência de classe que pusessem em causa o seu regime.
A Lei do Condicionamento Industrial e a criação duma polícia política que torturou gerações de portugueses foram o seu maior pecado e a causa do atraso que ainda hoje não foi superado por completo.

Nenhum comentário: