contador de visitas

free web counter

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

a 24 de FEVEREIRO de 1915, nasceu JOSÉ ANTÓNIO HERDEIRO

.
A 24 de Fevereiro de 1915, nasceu o nosso Padrinho de Honra JOSÉ ANTÓNIO HERDEIRO.
Era um vascaíno de primeira água.
Era dos que comia feijoada no dia seguinte a uma derrota, sofria pelo seu Vascão, mas era também um grande desportista , que reconhecia uma vitória do adversãrio com fairplay e respeito.
Era também um Sportinguista sofredor, sócio desde muito novo.

Nasceu em Manaus em 24 de Fevereiro de 1915, filho de portugueses emigrantes.
Adoptou a dupla nacionalidade.

MANAUS, NA ÉPOCA EM QUE NASCEU

Estudou em Portugal na sua meninice, tendo depois de seu pai falecer, trabalhado no Rio de Janeiro, época em que se enamorou do seu Vasco.
Morou no bairro do Castelo trabalhando nos armazens de seu tio no Centro da cidade maravilhosa.

O CENTRO DA CIDADE DE ENTÃO, NOS ANOS 30, NO SEU TEMPO DE RIO DE JANEIRO

Mais tarde regressou a Portugal para se casar e por cá ficou, mas sempre com uma paixão sem limites pelo seu Brasil.

Foi nomeado representante do VASCO, cargo que desempenhou com brilho e devoção notáveis.

Seguia com paixão a vida do seu Vasco, dia a dia.
Assisti com ele, imensas vezes os relatos dos jogos do Vasco, pela rádio.
Tinha um aparelho de rádio muito poderoso que apanhava a Rádio Tupi, a Bandeirantes e nos permitia seguir os jogos.
Pela voz do Geraldo Romualdo da Silva e de reputados radialistas da época ouvimos inúmeros clássicos Vasco-Flamengo, Vasco-Botafogo e Flu.

Recordo muito especialmente um Vasco-Flamengo, em 1958

O VASCO
Miguel,Paulinho,Bellini,Écio,Orlando e Coronel
em baixo:Sabará,Almir, Roberto,Valdemar e Pinga

O Vasco empatou 1-1 com o Flamengo e foi campeão, o meu tio exultou e muito orgulhoso recebeu do Rio telefonemas de felicitações de dirigentes e amigos vascaínos.


Lembro aqui as emoções desse jogo, que para sempre ficaram na minha memória de adolescente de 14 anos

"1x1 NA DECISAO DO "HIPERCAMPEONATO": VASCO, CAMPEAO DO "ANO DE OURO"
E tudo acabou como devia acabar: o Vasco, enfim, em sua quarta tentativa, premiado com o titulo inedito, pelo qual sofreu mais do que todos. O Flamengo, sem sair derrotado, mantendo a cabeca erguida, num adeus de fibra e categoria. E o jogo, em si, brilhante, nervoso, estrategicamente bem mexido, e, individualmente, jogado com aquela arte que so' o jogador brasileiro possui.

Os dois comecaram iguais: o Vasco defendendo com oito e atacando com seis. Sabara' e Pinga - mais Sabara' do que Pinga - desceram sempre, notadamente na primeira etapa. Da sua parte, o Flamengo trazia Baba' e Luis Carlos para desfazer os momentos de maior perigo. Quando avancavam, os dois times o faziam com igual decisao. Sera' interessante notar, no terreno puro da tatica, que nao esteve alheia ao jogo, que os dois conjuntos se metamorfosearam por igual, nas varias etapas de pocao que ofereceram, com suas manobras. Comecaram em 4-4-2, chegaram a estar numa especie de 5-3-2 (o Vasco descendo Ecio como quinto homem de area e o Flamengo recuando Moacir), e por fim, estabilizaram-se num 4-3-3, desconcertante pela velocidade e pelas pinceladas de arte futebolistica que marcaram sua aplicacao pelos dois bandos.

DOIS TIMES DISPOSTOS A TUDO

As ordens do comando, porem nao prejudicaram - e isso nunca poderia suceder - ao jogo, de uma forma geral. Houve provas de conjuntos primorosos e com suas respectivas licoes bem decoradas. Houve artimanhas individuais de categoria exemplar. Houve, sobretudo, velocidade. Foi um dos jogos mais velozes dos ultimos tempos. Dentro disso tudo, vale destacar as performances individuais de Paulinho (excepcional), Belini, Valdemar, Roberto, Sabara' e Pinga entre os hipercampeoes, e Fernando, Pavao, Henrique e Baba' entre os vice-campeoes.

Num jogo onde os dois esquadroes vao para campo dispostos a tudo, e' louvavel, ainda, que se possa falar em alta esportividade, como a que se verificou ao final. Foi um jogo duro, mas nunca desleal.

UMA ETAPA E UM GOL PARA CADA TIME

O primeiro tempo foi mais do Flamengo. Movimentava-se melhor, revezava com inteligencia seus homens de ataque, forcando com precisao enervante o ultimo reduto vascaino. Nesta etapa os cruzmaltinos tiveram que se defender com unhas e dentes. No periodo complementar, porem, o Vasco deu o troco. Voltou calmo e jogando no chao. Roberto desceu para policiar Baba', e Sabara' conquistou definitivamente a meia-cancha. Ai' o Vasco cresceu, encurralando o Flamengo ate', pelo menos, marcar seu gol. Depois houve a reacao desesperada do Flamengo e o empate. Mas o Vasco continuou mais calmo e mais senhor das acoes, mantendo, assim, o resultado que lhe deu o titulo.

O gol de Roberto foi marcado aos 13 minutos. Sabara' centrou, Roberto recebeu livre, a defesa do Flamengo parou pensando que ele estava impedido (nao estava, pois do outro lado, Jadir lhe dava condicao de jogo), e o tiro partiu seco, batendo Fernando inapelavelmente. Aos 24 minutos, Baba' empatou para o Flamengo. Moacir bateu uma falta, Belini devolveu de cabeca, Baba' travou, nao foi atacado e fuzilou Miguel.

OS DETALHES DA PARTIDA

Eunapio de Queiros cumpriu magnifica atuacao. Bem ajudado pelos jogadores, pode mostrar que e', realmente, o melhor juiz da cidade. A arrecadacao somou a cifra recorde de Cr$ 5.621.768,00 com um publico pagante de 130.901 e uma assistencia total de cerca de 150.000 pessoas. Como renda, foi a terceira do Maracana, em todos os tempos (primeiro: Brasil x Uruguai, segundo: Brasil x Espanha) e como publico, o quinto (Brasil contra Uruguai, Espanha, Suecia, na Copa de 50, e Brasil x Paraguai, eliminatoria da Copa de 54, as maiores plateias). Como campeonato carioca, entretanto, nada ultrapassou esse jogo, ate' hoje. E dificilmente ultrapassara'. Os dois times jogaram assim: VASCO DA GAMA: Miguel(nota 8), Paulinho(10), Belini(9), Orlando(8) e Coronel(8); Ecio(8), Valdemar(9) e Sabara'(9); Almir(9), Roberto(10) e Pinga(9). FLAMENGO: Fernando(8); Joubert(8), Pavao(9), Jadir(8) e Jordan(8); Moacir(8), Dequinha(8) e Baba'(9); Luis Carlos(8), Henrique(9) e Dida(8). "



Lembro o meu tio neste dia em que ele completaria 93 anos, se fosse vivo, com saudade.
Se ainda fosse vivo, teria decerto um blog semelhante a este sobre o seu Brasil. o seu Vasco.

Nenhum comentário: