contador de visitas

free web counter

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

ROMÁRIO, VASCAÍNO OU RUBRO NEGRO?

.
A rivaidade Vasco-Flamengo é muito forte.
No passado ainda era maior
Lembro-me quando era moleque, ainda a televisão não ter chegado a Portugal, de ouvir o clássico através de um poderoso rádio que o meu tio, um vascaíno "roxo" tinha arranjado especialmente para seguir os grandes jogos do Brasil.
Meu tio quando o Vasco perdia para o Flamengo comia feijoada no dia seguinte.
Nesses anos 50 ,60 e 70 ,ambos dominavam o futebol no Brasil e eram campeões frequentemente.

Hoje o duelo vem ao de cima por causa do Romário.



Dizem os jornais brasileiros:
"Romário é sócio do Flamengo e pode perder estátua no Vasco "

Dirigentes digladiam-se e presidente dos vascainos ameaça o 'baixinho'
Uma das maiores rivalidades do futebol mundial, empurrada por 43 milhões de adeptos, o Vasco da Gama- -Flamengo, continua a jogar-se - e muito - fora do relvado. Agora com Romário pelo meio: ao serviço do Vasco da Gama (esteve do outro lado no século passado), o "baixinho" tem uma proposta do rival. E parece decidido a aceitá-la, enquanto os dirigentes se entretêm a insultar-se na imprensa. Mesmo perante a ameaça de Eurico Miranda, presidente do Vasco, em derrubar-lhe a estátua que lhe erigiu para o homenagear.

"Se de alguma forma a pessoa que a recebeu denegriu essa homenagem, não deu o valor devido a essa homenagem, aí é algo que pode se pensar [em mexer]", disse o dirigente do clube da cruzmaltina num programa de rádio. A ameaça de poder retirar de São Januário a estátua do "baixinho", levantada para homenagear o polémico golo mil de Romário (a contagem é que é polémica), não foi gratuita. Tem barbas.

A história, ou mais um capítulo da longa história de rivalidade Vasco-Fla (data de 1910, no remo, mas logo em 1920 passou para o futebol), começou com a renúncia de Romário ao cargo de treinador do Vasco - sim, aos 42 anos acumulava a função de jogador com a de técnico. Romário acusou Miranda de interferência na elaboração da equipa. "Foi uma desculpa que o Romário apresentou, que é esfarrapada. Interferi no passado diversas vezes, com Renato Gaúcho e com Celso Roth [ex-treinadores do Vasco], em favor do Romário, que tinha de jogar porque tínhamos um projecto do golo mil e ele participou disso", reagiu Miranda.

Mas se Romário, que termina contrato a 30 de Março, se tem mantido contido para com o dirigente, e falado nas condições "que agora tem" de aceitar a proposta do Flamengo", o Flamengo não deixa a rivalidade em mãos alheias. "Ele é como qualquer torcedor do Flamengo. Para quem não sabe, o Romário é sócio-proprietário do clube, assim como eu. Não é do América, do Vasco, do Barcelona... ele é do Flamengo e afirmou isso", picou Márcio Braga, presidente do Flamengo.

Márcio Braga respondia assim a uma investida de Eurico Miranda, que esta semana já havia dito, sobre a alegada mudança de Romário de São Januário para a Gávea, que o pai do "baixinho" cuspia para o chão quando ouvia o nome do Flamengo...

Nenhum comentário: