contador de visitas

free web counter

sábado, janeiro 17, 2009

ITAPECERICA DA SERRA, SÃO PAULO

.
É DE ITAPECERICA DA SERRA
ESTADO DE SÃO PAULO QUE
ESTMAOS AGORA A SER ACES-
SADOS.
.
Itapecerica da Serra


Itapecerica da Serra é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital e na microregião a que dá nome. A população estimada em 2006 era de 162.239 habitantes e a área é de 151,458 km², o que resulta numa densidade demográfica de 1.071,2 hab/km².

História
Em julho de 1562, por força de um levante armado que culminou em um ataque dos indios confederados, à vila de São Paulo de Piratininga (atual São Paulo capital) e outros nucleos de povoamento e colonização. a Companhia de Jesus decidiu instalar postos de defesa e colonização avançados entre eles em destaque: Carapicuíba, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Embu, São Mateus e São Miguel.

Itapecerica tem origem em uma aldeia fundada pelos Jesuítas a 3 de setembro de 1562, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres, com o propósito de ser um posto avançado de colonização, catequização e de defesa contra ataques militares e de índios hostis aos Jesuítas.

No século XVII o núcleo da população indígena foi consideravelmente aumentado com a vinda dos indígenas trazidos da aldeia de Carapicuíba, trazidos pelo sertanista Afonso Sardinha e deixados aos cuidados doutrinários do Padre Belchior de Pontes.

Em 1689 a capela de Itapecerica contava com mais de novecentas almas sob a proteção do padre Diogo Machado, da Companhia de Jesus.

Em 1841 Itapecerica foi elevada à categoria de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora dos Prazeres e teve como primeiro vigário o padre Bento Pedroso de Camargo, nomeado por D. Manuel Joaquim Gonçalves de Andrade.

Município desde 8 de maio de 1877, quando se emancipou do antigo município de Santo Amaro , que por sua vez foi reincorporado ao município da capital paulista em 1935.

A primeira corrida de automóveis oficialmente organizada no Brasil por um clube automobilístico - no caso o Automóvel Club de São Paulo - aconteceu em 26 de julho de 1908, em Itapecerica da Serra-São Paulo. O vencedor foi Sílvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat de 40 cavalos e aclamado como herói por uma multidão de dez mil pessoas. Somente oito anos depois é que os carros voltariam a circular em São Paulo disputando uma corrida, quando um grupo de pilotos resolveu disputar uma prova num percurso entre São Paulo (cidade) e Ribeirão Preto.

Em 1930 com a construção da Estrada de Ferro Mairinque-Santos que passa pela cidade mais precisamente no bairro da aldeinha ouve uma certa expansão da economia da cidade.

Em 30 de Novembro de 1944 Itapecerica passou denominar-se Itapecerica "da serra" para diferenciar-se de sua homônima nas Minas Gerais e por estar na zona fisiográfica de Paranapiacaba.

Em 1959 foi criada a comarca de Itapecerica da Serra, composta pelos municípios de Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e Taboão da serra, a cidade de São Lourenço da Serra foi incluída em 1991 quando de sua emancipação da cidade de Itapecerica.

Com a construção da Rodovia Régis Bittencourt BR-116 o acesso da cidade à região sul do Brasil foi consideravelmente melhorado tendo na inauguração da rodovia em 1960 contado com a presença do então presidente da república Juscelino Kubitschek.

Geografia
Itapecerica faz parte da zona fisiográfica da serra de Paranapiacaba, Seus limites são Embu a norte, a capital a leste, Embu-Guaçu e São Lourenço da Serra a sul e Cotia a oeste.

Clima
O clima da cidade, como em toda a região metropolitana de São Paulo, é o subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco.

A média de temperatura anual gira em torno dos 19Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm.,

Subdivisões
A cidade de Itapecerica está subdividida em Bairros tais como: Parque Paraíso (o maior bairro da cidade), Centro, Jardim Anâlandia, Jardim Montesano, Jardim Jacira, Jardim Sampaio, Recreio Campestre, Jardim São Marcos, Jardim Embu-Mirim, Jardim Mombaça, Jardim Imperatriz, Jardim das Palmeiras, Jardim Branca Flor, Jardim Cinira (o bairro mais populoso da cidade), Jardim Marilu, Itaquaciara, Crispim, Jardim São Pedro, Jardim Renato, Olaria, Potuverá, Recanto da Floresta, Ressaca, Aldeinha e outros.

Nenhum comentário: