contador de visitas

free web counter

domingo, janeiro 11, 2009

CARAPICUIBA, SP

.
ALÔ CARAPICUIBA
ESRAMOS A SER ACESSADOS
POR UM CIBERNAUTA DESTA
LOCALIDADE DO ESTADO DE
SÃO PAULO. É ESTA A SUA
TERRA.



Aniversário 26 de março
Fundação 1580

Municípios limítrofes Jandira, Barueri, Cotia, Osasco
Distância até a capital 22 quilômetros
Características geográficas
Área 34,967 km²
População 388.532 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 11.111,3 hab./km²
Altitude 780 metros

Carapicuíba é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital.Próximo á capital do estado, São Paulo, acabou por tornar-se um referencial para parada de caminhoneiros que vem do oeste do estado, via Rodovia Castello Branco. Tornou-se município em 1964, quando se emancipou-se de Barueri.

História
O nome Carapicuíba tem origem no tupi-guarani e diverge muito o seu significado, que em traduções literais pode significar Peixe que não se pode comer, "Pau Podre", "aquele que se reúne em poços", "cascudo", "escamose", etc. Porém o nome pode ser uma "tradução" de Quar-I-Picui-Bae ("aquele que se resolve em poços"), que era o nome dado pelos índios ao ribeirão que corta a cidade fazendo divisa com Osasco.

A História da cidade está ligada aos índios, tanto que um dos locais culturais obrigatórios para visitação e justamente a Aldeia de Carapicíba. Foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), quando de sua chegada em São Paulo. Pertenceu a Barueri, que antes fazia parte do município de Santana do Parnaíba.

Carapicuíba era ponto de passagem e parada dos Bandeirantes em direção ao interior. Afonso Sardinha, dono de terras (terra doada pelo Rei de Portugal) na região, aproveitou-se de mão de obra indígena para o cultivo de suas terras e, também por sua ordem, em 1590 construiu uma capela. Mas suas intenções fracassaram e Afonso Sardinha voltou à Portugal.

A região, à partir de 1610 vivia clima tenso, devido aos conflitos entre brancos e índios.

Por volta de 1770 o local começou a progredir. Nos arredores da Capela foram construídas molocas para abrigar pequenas famílias e comércio. Paralelamente espetáculos de folclore eram exibidos, fazendo da Aldeia de Carapicuíba o maior centro de folclore do Estado de São Paulona época.

Em meado de 1854 o Barão de Iguape comprou terras na região, dando o nome de fazenda Carapicuíba. Em 1923 a fazenda Carapicuíba foi vendida a Delfino Cerqueira, que anos mais tarde contratou uma empresa para lotear e construir ruas em suas glebas.

O desenvolvimento efetivo da cidade, que a época era ainda um pequeno vilarejo, deu-se com a chegada da Estrada de ferro Sorocabana em meados de 1875, que ligava a capital paulista até Itu, no interior. Porém, a primeira estação (embarcadouro) em seus arredores foi construída em 1921, distante 22 km da estação Julio Prestes, e chamou-se Sylvania. Logo depois foi construído um desvio para a construção, nos arredores do km 21 da via férrea, um desembarcadouro de gado destinado ao abate. Muitos funcionários da ferrovia e do abatedouro fixaram residência na vilarejo, que tomava ares de cidade.

Em 1928 Carapicuíba já era distrito policial. Na década de 30, os pioneiros já acreditavam no povoado que nascia, porque a região possuía clima excelente e terras ótimas para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira. Carapicuíba possui quatro jornais com sede em seu território, Primeira Edição, Cidade em Alerta, Jonal Metropole e o Gazeta do Povo Regional. Além de outros com sede em outras cidades que também circulam pela cidade como o Diário da Região, Visão Oeste, Tribuna Regional e o Página Zero, este último teve por muitos anos a cidade como sede e também sede as suas páginas para as públicações oficiais da prefeitura.


Demografia
População estimada em 2008 - 388.532 habitantes
Área de 34,967 km²
densidade demográfica de 11.111,3 hab/km².

Geografia
Altitude média de 780 metros. Tem limites com os municípios de:

Barueri a oeste e norte,
Osasco a leste,
Cotia a sul
Jandira a oeste.

Clima
O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. A média de temperatura anual gira em torno dos 20Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 15°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 23°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1300 mm

Um comentário:

Anônimo disse...

divulgue e prestigie nossa cidade

http://lh5.ggpht.com/_jexQEQ9s6oQ/Sb2B7slRczI/AAAAAAAAAKE/TcfZPAQD7hA/s400/flyer%20mato%20seco.JPG

projeto volta regae

naum sou da organização..apenas kero ki o evente continue..