contador de visitas

free web counter

quinta-feira, janeiro 15, 2009

SANTA MARIA DA FEIRA

.
HOJE FOMOS ACESSADOS POR
UM CIBERNAURA DE SANTA
MARIA DA FEIRA, NO NORTE
DE PORTUGAL, E DE ONDE
PARTIRAM MUITOS EMIGRAN-
TES PARA O BRASIL NOS
FINAIS DO SECULO XIX E
PRIMEIROS 30 ANOS DO
SECULO XX.

Santa Maria da Feira

O CASTELO DE SANTA MARIA DA FEIRA

Santa Maria da Feira é uma cidade portuguesa da Grande Área Metropolitana do Porto, situada na região Norte e subregião de Entre Douro e Vouga, com cerca de 12.000 habitantes.

É sede de um município com 213,45 km² de área e 146 347 habitantes (2007), subdividido em 31 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Nova de Gaia e de Gondomar, a leste por Arouca, a sueste por Oliveira de Azeméis e São João da Madeira, a sul e a oeste por Ovar e a oeste por Espinho. O município de Santa Maria da Feira inclui 3 três cidades (Fiães, Lourosa e Santa Maria da Feira) e diversas vilas (actualmente 13, entre as quais a destacar: Argoncilhe, Arrifana, Lobão, Mozelos, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Rio Meão, São João de Vêr, São Miguel do Souto, São Paio de Oleiros e Santa Maria de Lamas).

História
A Terra de Santa Maria, situada no cruzamento dos eixos Norte - Sul e Litoral - Beira Interior dispõe de um posicionamento geografico que, desde épocas remotas fez, desta região, local de encontro e de passagem de muitos povos. Comprovam-no a existencia das vias romanas que ligavam Lisboa a Braga (marco milenario encontrado em Ul) e o Porto Viseu (Por Batalha - Cepelos). Estas vias de comunicação continuaram a ser utilizadas durante toda a Idade Media e até ao nosso seculo.

Os pólos aglutinadores do povoamento.

Após a reconquista, com base na antiga divisão administrativa dos conventos, 3 polos de desenvolvimento se evidenciaram na região: O Mosteiro de Cucujães, o Mosteiro de Arouca e o Castelo da Feira. O Castelo da Feira, sendo um local de pagamento de tributo era local previligiado de comercio de produtos vários, pelo que em seu redor se foi instalando a população, dando origem à actual cidade de Santa Maria da Feira. O povoamento da Terra de Santa Maria é já muito antigo, como o atestam a presença de vários monumentos funerarios (mamoas), que remontam ao IV-V milenio antes de Cristo, bem como castros (povoações fortificadas) pré-romanos ou romanizados. O império troiuxe as vias romanas, por necessidades militares ou comerciais e sao ainda visiveis varios trços de vias e pontes dessa época, muitos dos quais ainda bem conservados. Da idade media ficaram-nos testamunhos da arquitectura militar, de que o castelo da feira será o mais imponente e representativo. Mas é na arquitectura religiosa que a monumentalidade atinge a sua máxima expressão: conventos, igrejas, cruzeiros, do romanico ao barroco, são muitas vezes o espelho do passar do tempo, atraves de intervenções sofridas em épocas variadas.

Até à sua elevação a cidade em 14 de Agosto de 1985, era conhecida como Vila da Feira.

É aqui, mais concretamente na freguesia de Espargo, que se localiza o maior e mais moderno centro de congressos do país, o Europarque, e um centro de ciência, o Visionarium, ambos pertencentes à Associação Empresarial de Portugal. Prepara-se neste momento o projecto de ampliação do Europarque, com vista à recepção da Exponor e de vários outros serviços na zona envolvente ao actual complexo.

Nenhum comentário: