contador de visitas

free web counter

sábado, janeiro 10, 2009

FARO

.
PRESTIGIAMOS HOJE
UM CIBERNAUTA DE
FARO QUE NOS ESTÁ
ACESSANDO, DO SUL
DE PORTUGAL.

Faro

Faro é uma cidade portuguesa com 41 307 habitantes, capital do Distrito de Faro, da região, sub-região e ainda da antiga província do Algarve que ocupa uma área de 4960 km² e onde residem 426.386 habitantes (2007). É sede de um município com 201,6 km² de área e 58.739 habitantes (2007) [1], subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico. A cidade constitui, através do Aeroporto de Faro a segunda maior entrada externa do país, conferindo-lhe uma valência vincadamente cosmopolita.


Principais Distâncias
Aeroporto Internacional de Faro Portugal - 6.5 Km
Praia de Faro Portugal - 9 Km
Portimão Portugal - 60 Km
Lisboa Portugal - 277 Km
Huelva Espanha - 112 Km
Sevilha Espanha - 201 Km
Gibraltar Reino Unido - 391 Km

História de Faro
Ver artigo principal: História de Faro

Dos primórdios à reconquista
Os primeiros marcos datam do século VIII a.C., durante a colonização Fenícia do Mediterrâneo Ocidental. A cidade servia então de entreposto comercial, integrado num amplo sistema comercial baseado na troca de produtos agrícolas, peixe e minérios. Seu nome de então era Ossónoba, sendo um dos mais importantes centros urbanos da região sul de Portugal Entre os séculos III a.C. e VIII d.C. a cidade esteve sob domínio Romano e Visigodo, tendo vindo a ser conquistada pelos mouros no ano de 713 d.C, erguendo ali uma fortificação (reforçada por uma nova muralha erguida a mando do príncipe mouro Bem Bekr, no século IX). Na sequência de independência de Portugal (que data de 1143), D. Afonso Henriques (primeiro Rei de Portugal) e os seus sucessores iniciaram a expansão do país para Sul, reconquistando os territórios então ocupados pelos Mouros, que culminou com a conquista do Algarve e da cidade de Faro no ano de 1249, pelas tropas de D. Afonso III.Faro foi elevada à categoria de cidade no ano de 1540, sendo desde 1830 é capital do Algarve. Faro foi parcialmente destruída durante o grande terremoto de 1755, tendo parte de sua muralha, assim como alguns outros edifícios, ido ao chão.

Actualidade
Faro assumiu a sua vocação cosmopolita aquando da inauguração do seu aeroporto internacional a 11 de Julho de 1965, ainda durante a ditadura de António de Oliveira Salazar. Hoje em dia e graças ao aumento de procura turística em todo o Algarve, a cidade possui o segundo mais movimentado aeroporto de Portugal atrás do aeroporto da Portela em Lisboa, com um movimento superior a 5 milhões de passageiros por ano. O Aeroporto é ainda utilizado por parte dos turistas que se dirigem para a Andaluzia devido a certos locais desta região espanhola estarem mais próximos de Faro do que de Sevilha.

Nenhum comentário: