contador de visitas

free web counter

terça-feira, janeiro 06, 2009

UBERABA

.
DE UBERABA VEIO HOJE
A VISITA DE UM CYBER
LEITOR DO NOSSO BLOG.


Uberaba
Aniversário
Fundação 22 de fevereiro de 1836
Municípios limítrofes Indianópolis (N), Nova Ponte, Sacramento (L), Conquista, Delta (SE), Igarapava, Aramina, Miguelópolis (S), Água Comprida, Conceição das Alagoas (SO), Veríssimo (O) e Uberlândia (NO).
Distância até a capital 481 quilômetros
Características geográficas
Área 4.512,135 km²
População 292.377 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade 64,8 hab./km²
Altitude 823 metros
Clima tropical de altitude
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,834 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 4.431.828 mil (BR: 75º) - IBGE/2006
PIB per capita R$ 15.545,00 IBGE/2006
Uberaba é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro. Sua população, segundo projeções do IBGE em 2008, é de 292.377 habitantes. Segundo alguns autores, o topônimo "Uberaba" origina-se do tupi "Y-beraba" que quer dizer "água clara".


História
A povoação foi fundada, em 1809, pelo sargento-mor comandante da Companhia de Ordenanças do Distrito do Julgado do Desemboque, Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, oriundo do Distrito de Glaura, pertencente à antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, onde seu pai, João da Silva de Oliveira, fora vereador por três mandatos na época da Inconfidência Mineira.

O Sargento-Mor Antônio Eustáquio foi também fundador, por volta do ano de 1813, do arraial denominado Nossa Senhora do Carmo dos Morrinhos, atual município de Prata

Da família fundadora do Uberaba, Sargento-mor Antônio Eustáquio e seus irmãos, o descendente mais ilustre é o presidente Fernando Henrique Cardoso.

O "Arraial" de Uberaba, na época pertencente ao Julgado do Desemboque, Capitania de Goiás, foi elevado à condição de "Distrito de Índios" em 13 de fevereiro de 1811 e elevada à categoria de freguesia em 2 de março de 1820 com o nome de Freguesia de Santo Antônio e São Sebastião do Uberaba.

Em 1816, a região do Triângulo Mineiro, na época denominado "Julgado do Desemboque", onde Uberaba (Tupi — Água Cristalina) se encontra, deixou de pertencer à Capitania de Goiás e foi anexada à Capitania de Minas Gerais.

O sargento-mor Antônio Eustáquio foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1832, quando assumiu o seu lugar, seu irmão Capitão Domingos da Silva e Oliveira que foi o líder político de Uberaba até sua morte em 1852 e que conseguiu, em 1836, a emancipação política de Uberaba, então pertencente à Vila de Araxá.

Em 22 de fevereiro de 1836, Uberaba foi elevada à categoria de município, desmembrando-se de Araxá. Foi elevada à categoria de cidade em 2 de maio de 1856.

Uberaba surgiu pela migração de geralistas, como eram chamados os habitantes das Minas Gerais na época do Brasil Colônia, que deixaram as já esgotadas regiões produtoras de ouro porém fracas para agricultura da Capitania de Minas e de Goiás (Desemboque), em busca de terras férteis para se estabelecerem como agricultores.

O local onde se instalou o Arraial de Uberaba, inicialmente denominado sertão da Farinha Podre, às margens do Córrego das Lages, foi escolhido devido a grande quantidade de nascentes de córregos que possuia nas suas proximidades.

As terras do novo arraial pertenciam à Fazenda das Toldas, ainda existente, e foram doadas, em 1812, por seu proprietário Tristão de Castro Guimarães.

Em 1840, Uberaba é elevada à categoria de comarca, desmembrada da comarca de Paracatu.

Uberaba, na Guerra do Paraguai foi passagem das tropas federais e recebeu o Visconde de Taunay.

Em 1889 chega a Uberaba os trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Em 1899 é criado o "Clube Lavoura e Comércio" com o objetivo de defender a lavoura e a pecuária, combatendo alta de impostos e interferências do governo republicano na atividade rural. É lançado o jornal Lavoura e Comércio que no seu primeiro número expõe os ideais dos ruralistas.

Em 1905 é inaugurada a energia elétrica na cidade.

Em 1906 tem início as exposições de gado bovino. exposições que foram muito prestigiadas pelo Dr. Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 a 1950.

Em 1908 é criada a Diocese de Uberaba.

Na década de 1940, começam a serem encontrados fósseis de animais pré históricos na região da antiga Estação de Trem de Peirópolis.

Em 24 de abril de 1952, ocorre uma revolta em Uberaba contra os altos impostos cobrados pelo governo estadual chefiado por Juscelino Kubitschek. O edifício da Coletoria Estadual é destruído. A revolta só terminou com a chegada de tropas do 4º Batalhão de Caçadores vindas de Belo Horizonte que ocuparam as ruas do centro de Uberaba, portando metralhadoras. A revolta foi notícia no New York Times.[5]

Nenhum comentário: