contador de visitas

free web counter

quinta-feira, janeiro 08, 2009

IPUEIRAS , CEARÁ

.
ALÔ, IPUEIRAS NO CEARÁ,
DE ONDE HOJE O NOSSO
BLOGUE FOI ACESSADO.
PRESRIGIAMOS A VOSSA
LOCALIDADE

Ipueiras (Ceará)


Distância até a capital 315km quilômetros
População 39.220 hab. est. IBGE/2008 [2]
Densidade ,5 hab./km²

Ipueiras é uma cidade brasileira no estado do Ceará.

Toponímia
Segundo Silveira Bueno, Ipueira vem do Tupi y-poera, que significa, ao pé da letra, rio que corria e já não corre. Assim é o Jatobá, o rio de Ipueiras. Seco na maior parte do ano, mas na época das chuvas, quando enche, vira um espetáculo.

História
Fundada a 25 de Outubro de 1883 a 231 m de altitude, Ipueiras é hoje centro de um município com 38.044 habitantes, distribuídos por 1 474,1 km² (Densidade demográfica: 25.80 h/km²). O local onde hoje se situa a cidade de Ipueiras fazia parte da imensa propríedade que pertencia ao famoso Manoel Martins Chaves, coronel do regimento de cavalaria, Presidente do Senado da Vila de São João d'EL Rey e uma das figuras mais curiosas da crônica colonial. O império do poder desse homem singular estendia-se por uma amplitude geográfica imensa, alcançando o Planalto da Ibiapaba e indo fenecer já nos sertões dos Inhamuns, onde outros potentados, os Feitosas, estabeleceram "limites de guerra", na conceituação do saudoso jornalista Waldery Uchoa. Certo dia do ano de 1806, João Carlos Augusto de Oeynhausem e Grewenburg, Governador da Capitania, homem de pouca conversa e muita ação, resolve pôr termo ao ilimitado poder de Manuel Martins, acusado, à época, de mandar praticar crimes terríveis,inclusive o assassinato do coronel Porbem Ribeiro, juiz da Vila d'EL Rey. E lá se foi o governador para Ibiapaba passar a revista nos Regimentos da Capitania. O certo é que Manuel Martins, querendo ser gentil a João Carlos, o acompanhou através de vária pousadas, até que, em Ibiapaba, a bomba explodiu: debaixo de uma grande barraca estava uma mesa e sobre ela Oeynhausen colocou uma coroa. Em seguida perguntou a Manuel Martins Chaves se a conhecia, ao que ele respondeu: "e de Sua Majestade, minha Senhora". João Carlos disse em seguida:"Pois em nome dela se considere prisioneiro". Era o fim do grande potentado. Foi, meses depois, recolhido aos cárceres da prisão de Limoeiro, em Portugal, onde faleceu no dia 23 de maio de 1808. Posteriormente, as suas propriedades foram confiscadas. A "Fazenda Ipueiras" foi retalhada e um dos seus adquirentes, Joaquim Alves Linhares, anos depois, ao se retirar para o Piauí, doou o seu quinhão para servir de patrimônio a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Ipueiras.

O município de Ipueiras é limitado pelos municípios de Ipu a nordeste, Hidrolândia a leste, Nova Russas a sueste, Ararendá e Poranga a sul e Croatá a norte e pelo estado do Piauí a oeste. O município é formado por 10 distritos (Gázea, Livramento, São José, Balceiros, Eng. João Tomé, Matriz, Nova Fátima, América, Alazans, São José de Lontras) além da sede.

Nenhum comentário: