contador de visitas

free web counter

quarta-feira, março 11, 2009

A 11 DE MARÇO nasceu EMILIA BANDEIRA DE MELO

.
.
Emília Bandeira de Melo

Carmen Dolores, pseudônimo de Emília Moncorvo Bandeira de Melo, (Rio de Janeiro, 11 de março de 1852 — 16 de agosto de 1910), foi uma escritora brasileira.

Biografia
É a única representante feminina da estética naturalista da literatura em nosso país. Primeiro abraçou a escrita por prazer, depois pela necessidade financeira. E o fez com tanta propriedade que, ao morrer em 1910, era a colunista mais bem paga do periódico O País.

Foi uma das escritoras pioneiras na luta pela educação da mulher e por seu valor na vida laboral. Não teve receios naquela época em ser a favor do divórcio. Apesar disso, não se mobilizou em relação ao sufrágio feminino.

Sua obra mais famosa é A luta, livro de estética naturalista que foi publicado pela H. Garnier em 1911. Anteriormente fora publicado em folhetim pelo Jornal do Commercio em 1909.

A escritora e crítica literária Lúcia Miguel-Pereira declara que "mais romancista é, sem dúvida, Carmen Dolores. A luta focaliza a instabilidade social e moral das mulheres que nem se resignam à sujeição da existência familiar, nem lhe querem perder os benefícios."

Obras
Gradações (contos)
Um drama na roça (contos)
Almas complexas (contos)
A luta (romance naturalista), H. Garnier, 1911
Crônicas (1905-1910), Rio de Janeiro : Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998
Brazilian Tales (uma tradução que inclui obras de Joaquim Maria Machado de Assis, José Medeiros e Albuquerque, Coelho Netto) por Isaac Goldberg, 1887-1938; Boston - EUA: The Four Seas Company, 1921

Nenhum comentário: