contador de visitas

free web counter

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

a 7 de Fevereiro foi criado o BRAZÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

.
Brasão do estado do Rio de Janeiro


Brasão do Estado do Rio de JaneiroO Brasão do Estado do Rio de Janeiro, criado a pedido do então Governador do Estado, o General Paulo Torres, conforme amplamente noticiado nos jornais da época. Foi instituído pela lei nº 5.138, de 7 de fevereiro de 1963, e descrito e interpretado pela lei nº 5.588 de 5 de outubro de 1965.

O Brasão de Armas tem a forma tradicional dos escudos adotados pelo clero, oval - simbolizando os anseios cristãos do povo fluminense - cortado. O primeiro de azul, representa o céu e simboliza a justiça, a verdade e a lealdade, com a silhueta da Serra dos Órgãos, movente do traço do cortado, destacando-se o pico Dedo de Deus, na cor; o segundo de verde, representando a baixada fluminense, cortado de azul, lembrando o mar de suas praias.
O escudo é circundado por uma corda de ouro, simbolizando a união dos fluminenses.
Colocado brocante, uma águia de cor natural, com asas abertas, na atitude de alçar vôo, representando o Governo forte, honesto e justo, portador de mensagem de confiança e de esperança aos mais longínquos rincões de nosso Estado; assente em um escudo redondo de azul, faixado e orlado de prata, respectivamente com as inscrições: "9 de abril de 1892" lembrando a promulgação da primeira Constituição do Estado do Rio de Janeiro, e "Recte Rempublican Gerere" (gerir a coisa pública com retidão), traduzindo a preocupação constante do homem público do nosso Estado; e carregado de uma estrela de 5 pontas de prata; no chefe, representando a Capital.
Como apoios, uma haste de cana e um ramo de cafeeiro frutado, de cor natural, colocados, respectivamente, à direita e à esquerda do escudo, representando os principais produtos da terra.
Listel de prata com a inscrição - "ESTADO do RIO de JANEIRO", de negro.
O timbre e a estrela Delta, de prata, representante do Estado do Rio, na Bandeira Nacional.

Um comentário:

Cantorriense disse...

Na verdade a bandeira do estado do RJ é de 1892. Em 1937 o Governo Vargas proibiu o uso de símbolos estaduais, e apenas em 1965 a bandeira foi re-adotada, e sua disposiçao redefinida por lei...

abs,