contador de visitas

free web counter

sábado, abril 19, 2008

ESCRITORES PORTUGUESES - MIGUEL SOUSA TAVARES

.
Miguel Sousa Tavares


Miguel Andresen de Sousa Tavares (Porto, 25 de Junho de 1952) é um jornalista e escritor português.

Filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen e do advogado Francisco Sousa Tavares, começou a sua vida profissional pela advocacia, que abandonou em favor do jornalismo, de onde passa para a escrita literária. Tem uma obra diversificada, essencialmente marcada por crónicas e reportagens, mas fez já outras digressões literárias, nomeadamente com a publicação de um livro infantil, de vários contos e do romance Equador, um best-seller em Portugal durante 2004 e 2005. No ano 2007 publicou o romance "Rio das Flores"

Colabora actualmente com o jornal Expresso, com a estação de televisão TVI onde é comentador. Contribui também, semanalmente, para o jornal A Bola onde escreve uma coluna com o nome "Nortada".

Direitos dos Fumadores
Sousa Tavares é fumador e defende militantemente os direitos dos fumadores. Nessa qualidade tem defendido, por exemplo, que todos os aviões deviam ter obrigatoriamente lugares para fumadores. Aquando da implementação da nova lei do tabaco em Portugal, que proíbe veemente o fumo em estabelecimentos com menos de 100metros quadrados, Sousa Tavares fez questão de referir que considera incoerente e incompreensível que o Governo se oponha desta forma ao tabaco em locais como prisões, e ao mesmo tempo, ofereça condições para que os reclusos se injectem, referindo que esta lei é um atentado à liberdade e aos direitos dos fumadores. Por fim, deixou bem claro que faz questão de deixar de frequentar locais onde não seja permitido fumar.



Bibliografia
Equador, Oficina do Livro, 2003
Anos Perdidos, Oficina do Livro
Não Te Deixarei Morrer, David Crockett, Oficina do Livro
Sul, Viagens, Oficina do Livro, 2004 (Edição Ampliada)
O Segredo do Rio, Oficina do Livro
Um Nómada no Oásis, Relógio d'Água Editores
O Dia dos Prodígios
O Planeta Branco, Oficina do Livro, 2005
Rio das Flores, Oficina do Livro, 2007

2 comentários:

Alice Maria Nobre Beira Silva disse...

Dr. Miguel Sousa Tavares
Peço-lhe por favor se poderia contatar-me. Assunto urgente
Com os meus agradecimentos
Alice Silva

Alice Maria Nobre Beira Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.