contador de visitas

free web counter

domingo, maio 15, 2005

PORTUGAL E BRASIL vencidos pela FRANÇA no mundial de futebol de praia

..
PORTUGAL, APÓS VENCER O BRASIL
EM PLENA COPACABANA, NO MUNDIAL
DE FUTEBOL DE PRAIA, PERDE PARA
A FRANÇA, APÓS UM EMPATE 3-3
E NA MARCAÇÃO DE PENALTYS
.

.Brasil e Portugal fizeram ontem, em Copacabana, um dos melhores jogos da história do futebol de areia, válido pelas semifinais da I Copa do Mundo da Fifa. Empatados no tempo normal (5 x 5) e na prorrogação (1 x 1), o finalista só foi conhecido nas cobranças de tiro livre da marca do pênalti, onde o brasileiro Jorginho, segundo a cobrar, acertou a trave, e Madjer, melhor jogador na arena, deslocou Robertinho para levar os portugueses à final Dramático desde o início, o jogo foi um verdadeiro teste para cardíacos. Depois de aproveitar um erro de marcação, Madjer pegou o rebote do travessão para abrir o marcador, aos 2m03s. Cerca de um minuto depois, Romário de cabeça quase empatou. O zagueiro Hernani salvou em cima da linha. Mas, numa falta bem cobrada por Marinho, aos 4m12s, o montinho artilheiro tirou as chances de defesa de Robertinho. Portugal 2 a 0. Em desvantagem, o técnico Índio fez duas alterações. Benjamin e Romário deram lugar a Neném e Buru. Mais forte defensivamente, o Brasil retomou as rédeas do jogo e Buru poderia ter se tornado a estrela do dia. Em duas jogadas, dois gols. Um de cabeça e outro num chute rasante, o Brasil empatou. Madjer continuava incomodando, e de bicicleta botou novamente os portugueses em vantagem, 3m42s do fim do primeiro período. Sem deixar a peteca cair, Buru tabelou com Neném e de perna esquerda colocou a bola no ângulo direito do goleiro, Bruno. Assim, cabeça-a-cabeça seguiu o duelo das duas melhores seleções do mundo. No quinto minuto do segundo período, Benjamin, em jogada individual, deu o comando do marcador ao Brasil pela primeira vez no jogo. E, aos 10m06s, Chumbinho passou a bola para Neném, que de bicicleta fez um golaço. 5 a 3. Tudo dava a impressão de que a vaga na final estaria garantida, mas na saída de bola, Madjer acertou um belo chute, diminuindo para 5 a 4. O Brasil caiu de rendimento no período final, com isso, Portugal cresceu e Madjer, mais uma vez, soltou a perna para acertar um chute cruzado, 5 a 5. Quando restavam 30 segundos para o término, Brasil e Portugal partiram para o tudo ou nada, numa seqüência emocionante de jogadas, na tentativa de mudar o placar e, assim, evitar a prorrogação. Mas o esforço foi em vão.



--------------------------------------------------------------------------------
Voltar

Rio de Janeiro (RJ) - Nem Brasil, nove vezes campeão mundial, nem Portugal, que levou uma vez a taça. O primeiro campeão mundial 'oficial' com a chancela da Fifa é a França, que venceu os favoritos portugueses na manhã deste domingo, nas areias da praia de Copabacana, no Rio de Janeiro.
Após um dramático empate por 3 a 3 no tempo regulamentar e 0 a 0 na prorrogação, os franceses comandados pelo polêmico ex-jogador Eric Cantona levaram a melhor na decisão por pênaltis: 1 a 0, e o troféu da Fifa garantido.

Foi a primeira conquista mundial da França no futebol de areia. Das dez edições anteriores da Copa do Mundo, todas não-oficiais, o Brasil venceu nove e Portugal, uma. Os franceses haviam conquistado dois vice-campeonatos - uma derrota para os brasileiros, e outra para os portugueses em finais.

O primeiro tempo da partida, disputada sob forte calor, terminou sem gols. No segundo tempo, Mendy (o destaque do jogo) fez os dois primeiros gols da França, mas, no terceiro e último tempo, Madjer descontou para Portugal.

Mendy, então, fez 3 a 1 (seu nono gol na Copa), dando a impressão de que o jogo estaria liquidado. Mas os portugueses reagiram e conseguiram levar a decisão para a prorrogação: Belchior diminuiu para 3 a 2 e, de novo, igualou o placar, quando só faltavam oito segundos para o encerramento.

Após uma prorrogação sem gols, a França teve mais sorte nos pênaltis. Ottavy converteu sua cobrança, e Alan desperdiçou para Portugal, dando o título mundial aos franceses. Após a partida, Cantona e os outros jogadores comemoram muito nas areias de Copacabana, enquanto os portugueses, que eliminaram o Brasil na semifinal, não escondiam a decepção.

Confira os quatro primeiros colocados da Copa do Mundo de futebol de areia:

1) França (campeã)
2) Portugal (vice)
3) Brasil
4) Japão

Nenhum comentário: