contador de visitas

free web counter

terça-feira, março 07, 2006

PINTORES PORTUGUESES - STUART DE CARVALHAIS

..

JAZZ -1925
.
Em 7 de Março de 1887 nasce em Vila Real, o caricaturista, humorista, ilustrador, pintor e autor de banda desenhada, Stuart Carvalhais, de seu nome completo José Herculano Stuart Torrie de Almeida Carvalhais. Foi um dos mais notáveis artistas da primeira metade do século metade do século XX. Formado em Paris no meio de vários artistas portugueses, destaca-se entre os numerosos desenhadores humoristas da época, sendo mesmo disputado entre vários jornais parisienses.

Faleceu em Lisboa, a 2 de Março de 1961, no Hospital de Santa Maria, com quase 74 anos, tendo o seu último trabalho publicado em vida saído a 22 de Fevereiro desse ano, em Os Ridículos. Em 1987, por ocasião do centenário do seu nascimento, diversos acontecimentos homenagearam este singular artista que marcou fortemente o panorama artístico da primeira metade do século XX e que ainda hoje mantém uma obra rica, diversificada, divertida e actual.

Stuart é patrono da Escola Secundária Stuart Carvalhais, em Massamá (Queluz), onde viveu os seus últimos anos e tem o seu nome atribuído a uma Praceta em Lisboa, a sua cidade de sempre. Em 2004, a Casa da Imprensa e o El Corte Inglés criaram o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, abrangendo a ilustração e a caricatura

Nenhum comentário: