contador de visitas

free web counter

sábado, abril 01, 2006

BAURU

..
BAURU É UMA CIDADE DO INTERIOE DE
SÃO PAULO, ORGULHOSA DO
SEU CLUBE DE FUTEBOL - O NOROESTE,
3º.COLOCADO NO PAULISTÃO

.
Bauru é um município brasileiro situado no estado de São Paulo. É capital da micro-região de Bauru. Fundada em 1896 a uma altitude de 526 m, hoje é o centro de um município de 673,5 km², onde vivem 313.670 habitantes (Densidade demográfica: 465,73 h/km²)

Os vizinhos de Bauru são Reginópolis a norte, Arealva a nordeste, Pederneiras a leste, Agudos e Piratininga a sul e Avaí a oeste.

É um município com grande atividade universitária. Além de campus da Universidade de São Paulo (onde funciona a Faculdade de Odontologia de Bauru, considerada a melhor faculdade de Odontologia do Brasil e a terceira melhor do mundo) e da Universidade Estadual Paulista - Unesp, funciona em Bauru também a Universidade do Sagrado Coração - USC, a Instituição Toledo de Ensino (ITE), a Universidade Paulista (UNIP), as Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e outras

Foi por volta de 1856 que Felicíssimo Antônio de Souza Pereira e Antônio Teixeira do Espírito Santo, ao se estabelecerem nesta região, iniciaram um difícil trabalho, isto é, a derrubada das matas seculares, onde ergueram paliçadas rústicas e levantaram casebres para que pudessem alojar suas famílias. O duro aço das ferramentas feria, pela primeira vez, a terra recém-conquistada, com o início de diferentes plantações. Para garantir sua propriedade, Felicíssimo Antônio de Souza Pereira se deslocou até Botucatu, numa viagem demorada e lá registrou a posse, colocando no final do documento: Bauru, 15 de abril de 1856. Era, talvez, a primeira vez que o nome de Bauru, como povoado, aparecia em um documento oficial. Começava, desta maneira, a surgir a Vila de Bauru, um lugarejo modesto, humilde, mas que tinha tudo para expandir e transformar-se na grande cidade que hoje é. Chegavam novos moradores, parentes e conhecidos daqueles dois desbravadores considerados os fundadores de nossa cidade.

Após 1850, na procura de novas terras para ocupação e colonização, pioneiros paulistas e mineiros começam a explorar a vasta região situada entre a Serra de Botucatu, o Rio Tietê, o Rio Paranapanema e Rio Paraná, até então habitado por grupos de índigenas Kaingang.

Em 1856 Felícissimo Antonio Pereira, provindo de Minas Gerais, adquire terras e estabelece próximo ao atual centro de Bauru a Fazenda das Flores. Anos depois, em 1884, essa fazenda (também chamada de Campos Novos de Bauru) teria parte de sua área desmembrada para a formação do arraial de São Sebastião do Bauru.

O distrito progride, mesmo sujeito a ataques dos nativos Kaingang e relativamente isolado do resto do Estado, e torna-se distrito de Pederneiras em 1888. A chegada de migrantes vindo do leste paulista e de Minas Gerais levam a emancipação da cidade em 1 de agosto de 1896.

O novo município sobrevive do cultivo do café, mesmo tendo terras mais fracas e inférteis que o restante do Estado e em 1906 é escolhido como ponto de partida da ferrovia Noroeste do Brasil, ligando a cidade a Corumbá e a Bolívia.

Durante a primeira metade do século XX Bauru torna-se o principal pólo econômico da vasta região compreendida pelo Oeste Paulista, Norte do Paraná e Mato Grosso do Sul.

Entre 1970 e o início do século XXI a decadência da ferrovia, aliado ao crescimento de cidades como Marília, Presidente Prudente e Araçatuba levam a uma redução do crescimento econômico da cidade, porém a existência de um forte setor de serviços, a presença de universidades e o fato da cidade ser um grande entroncamento rodo-ferroviário fazem de Bauru ser ainda o principal polo econômico do Oeste Paulista
.
Dados geográficos de Bauru
População Total 316.064 habitantes - 154.435 homens e 161.629 mulheres
População urbana 310.442 habitantes
População rural 5.622 habitantes
Área 702 km2
Densidade demográfica 467 habitantes por km2
Altitude Máxima de 615 metros
Mínima de 490 metros
Clima Tropical temperado
Coordenadas Longitude: entre os meridianos 48 e 50 ao Oeste de Greenwich;
Latitude: entre os paralelos 21,30 e 23 ao Sul do Equador
Solo Afloramento Pré-cambriano; Arenito Bauru ("Terra Branca")
Topografia Ondulações: 64,71%; Plano: 23,85%
Municípios Limítrofes Reginópolis (Norte)
Piratininga (Sul)
Agudos e Pederneiras (Leste)
Avaí (Oeste)
Hidrografia Rio Batalha; Rio Bauru ("das flores")
Vegetação Primitiva: Floresta Tropical, Atual: Cerrado
Precipitação Máxima: Janeiro 286 mm
Mínima: Julho 33 mm
Temperatura Máxima: de 32,2 C. em janeiro a 24,9 em julho
Mínima: de 20,5 C. em janeiro a 12,9 em julho
Média: de 26,3 C. em janeiro

Nenhum comentário: