contador de visitas

free web counter

domingo, abril 09, 2006

primeiro astronauta brasileiro MARCOS PONTES

..
REGRESSOU HOJE À TERRA

.
Marcos Pontes pousa em segurança na Terra

08/04/2006
20h46-A nave que trouxe o astronauta brasileiro Marcos César Pontes pousou em segurança neste sábado pontualmente às 4h47 local (20h47 de Brasília) no deserto do Cazaquistão. Juntamente com Pontes, retornaram à Terra o americano William McArthur e o russo Valery Tolkarev. A operação foi monitorada pelo centro da missão na base da agência espacial russa.

Segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia, a aterrissagem aconteceu na hora e no lugar previstos, cerca de 58 quilômetros ao nordeste da localidade de Arkalyk, no Cazaquistão.

A bordo da estação, o brasileiro realizou oito experimentos científicos, um deles sobre a germinação de sementes de feijão, proposto por crianças de escolas de São José dos Campos.

No decorrer da viagem, ele participou de diversas entrevistas e videoconferências, entre elas uma em que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o comparou ao tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, por ele ter carregado a bandeira brasileira ao entrar na ISS. O piloto costumava fazer o mesmo gesto ao vencer suas provas.

Depois de sair do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, a nave que levou o brasileiro ao espaço se acoplou à ISS na madrugada do dia 1º de abril. Quando os dois astronautas que estavam na estação – os mesmos que voltaram com Pontes para a Terra – abriram as escotilhas, o paulista de Bauru foi o primeiro a entrar na ISS, empunhando a bandeira nacional.

QUEM É MARCOS PONTES
.Marcos César Pontes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Marcos Pontes)


Marcos César Pontes, astronauta da Agência Espacial Brasileira (AEB). Marcos César Pontes (Bauru, 11 de março de 1963) é o primeiro astronauta brasileiro e o primeiro lusófono a ir ao espaço na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do vôo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906. Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz, levando experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade.


Vida e carreira

Casado com Francisca de Fátima Cavalcanti, Pontes tem dois filhos e seus hobbies são musculação, futebol, violão, piano, desenhar e fazer pinturas em aquarela. Seus pais Virgílio e Zuleika Pontes, residem em Bauru. É piloto de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), detendo a patente de Tenente-coronel.


Formação
Formou-se no colégio Liceu Noroeste, em Bauru, no ano de 1980. Em 1984, ele recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, Pontes iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronautica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, tendo recebido o título de engenheiro em 1993. Em 1998, Pontes tornou-se mestre em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, localizada em Monterrey, na Califórnia.

Foi agraciado com a medalha de Honra ao Mérito da Academia da Força Aérea e medalha Santos Dumont.

Ingresso no programa espacial
Em junho de 1998, foi selecionado para o programa espacial da NASA, iniciando o treinamento obrigatório em agosto daquele ano. Em dezembro de 2000, ao concluir o curso, ele foi declarado oficialmente "astronauta da NASA".


Como piloto dos mais experientes nos quadros da FAB, Pontes possui horas de vôo em todos os modelos de jatos da frota da FAB (mais de vinte). O governo brasileiro o selecionou para a candidatura a que o país tinha direito no programa espacial do governo estadunidense, pelo fato de integrar o esforço multinacional de construção da Estação Espacial Internacional.

Seu vôo inaugural fora originalmente marcado para o ano de 2001, como parte da construção da Estação Internacional. Mais especificamente, o objetivo da missão seria transportar e instalar o módulo construído no Brasil (conhecido como "Express Pallet"). Problemas orçamentários da NASA forçaram, no entanto, o adiamento da missão para o ano de 2003. Ao se aproximar a data, persistentes problemas financeiros indicavam novo adiamento, mas o acidente que resultou na destruição do ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003, suspendeu todos os vôos da NASA por tempo indeterminado.

Imagens do lançamento do foguete Soyuz em direção à ISSEnquanto esperava por ser lançado ao espaço, Pontes foi designado para o Escritório de Astronautas para Operações na Estação Orbital ("Astronaut Office Space Station Operations Branch"), onde trabalhou no setor de missões técnicas.

Em outubro de 2005, durante uma visita oficial do presidente brasileiro Luis Inácio Lula da Silva à Rússia, foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países, possibilitando o envio de Marcos Pontes à ISS com um pagamento de dez milhões de dólares americanos.

Assim, após vários adiamentos, no dia 30 de março de 2006 foi lançada a nave Soyuz TMA-8 com o tenente-coronel Marcos Pontes. Além do astronauta brasileiro, fazem parte da tripulação o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, sendo estes dois membros da Expedition 13. Por sua simpatia e estar quase sempre sorrindo, além de ser o primeiro astronauta brasileiro, ele foi comparado pela imprensa russa à Yuri Gagarin.

Com o lançamento da base russa de Baikonur no Cazaquistão às 23 horas e trinta minutos de Brasília e às nove horas e trinta minutos do Cazaquistão, suas imagens foram acompanhadas ao vivo pelo Brasil, por várias emissoras de TV. Com isso, o país tornou-se o 27º a ter um cidadão ao espaço.

A nave aclopu-se à Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada de sábado, dia 1 de abril. Durante um período de oito dias, Marcos Pontes realizou uma série de experimentos para a Agência Espacial Brasileira (AEB).

No dia 3 de abril de 2006, foi transmitida a entrevista com homenagem a Santos Dumont, na qual Marcos Pontes usou um chapéu Panamá igual ao do inventor e um lenço com as siglas SD.

Primeiro brasileiro no Espaço

Tripulação da Soyuz TMA-8: Marcos Pontes, Pavel Vinogradov, Jeffrey Williams.Em 30 de março de 2006, Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro e quinto latino-americano a ir ao Espaço. Os latino-americanos que já estiveram no Espaço:

1980 - Arnaldo Tamayo Méndez (Cuba)
1985 - Rodolfo Neri Vela (México)
1986 - Franklin Chang-Díaz (Costa Rica, naturalizado estadunidense)
1997 - Carlos Noriega (Peru, naturalizado estadunidense)

Nenhum comentário: