contador de visitas

free web counter

quarta-feira, abril 12, 2006

RENATO RUSSO

..
O meu amigo ROGER emprestou-me este CD


QUE EU OUVI COM UM ESPANTO REVERENCIAL, e voltei a ouvir e a ouvir...!!!!
É realmente um trabalho notável de um músico notável.
Resolvi publicar o que descobri sobre o Renato, vale a pena lêr e ouvir se tiverem oportunidade...
Renato Russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Renato Manfredini Júnior, mais conhecido como Renato Russo, (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 — Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996) foi um cantor, compositor e baixista da banda brasileira Legião Urbana.
Nascido numa família de classe média, é considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro, ao lado de Raul Seixas e Cazuza, tornou-se uma referência para seus fãs, que viam em sua música um resumo de suas próprias vidas. Assim como Cazuza, Renato Russo faleceu em razão da Aids (era soropositivo desde 1990), mas jamais revelou publicamente sua doença. Morreu em seu apartamento, no Rio de Janeiro, pesando apenas 45 quilos.

Mesmo após sua morte, seus discos solo e os que gravou à frente da Legião Urbana continuam entre os mais vendidos do país.

Renato Russo, antes de virar um símbolo do rock da década de 80, foi professor de inglês, tendo aprendido o idioma quando morou em Nova Iorque, dos 7 aos 10 anos. Aos 13 anos, mudou-se para Brasília. Dos quinze aos dezessete, conviveu com uma rara doença óssea, a epifisiólise, que o manteve preso à cama e à cadeira de rodas. Nessa época, lia bastante e ouvia muita música. Nessa época, começou a sonhar em montar uma banda de rock.

O "Russo" que adotou como sobrenome artístico foi a forma que Renato encontrou de homenagear Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel, personalidades que admirava.

Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos e André Pretorius. Não durou muito, terminando por brigas entre Felipe e Renato. O Aborto foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial, liderado por Dinho Ouro-Preto.

Durante sua carreira teve 4 livros publicados e, após sua morte, 3 livros foram lançados sobre ele, sendo um deles "Conversações com Renato Russo", que contém trechos de entrevistas mostrando o seu ponto de vista sobre o rock, a homossexualidade (incluindo a sua própria), o mundo, as drogas, a política, enfim o mundo. Do ponto de vista da análise técnica, isto é, da crítica literária (acadêmica), dois livros importantes foram lançados sobre as letras de Russo: "Depois do Fim", de Angélica Castilho e Erica Schlude (ambas da UERJ), e, principalmente, "Poesia em Renato Russo - análise e interpretação", de Eziel Percino (Bacharel em Letras pela Universidade de São Paulo (USP)e Professor de Literatura Brasileira, Bacharel em Teologia pelo STBI).

Renato Russo por ele mesmo:

"Eu sou o Renato Russo. Eu escrevo as letras, eu canto. Nasci no dia 27 de março, eu tenho 23 anos. Sou Áries e ascendente em Peixes. Eu trabalhava com Jornalismo, rádio, era professor de Inglês também e... comecei a trabalhar com 17 anos e tudo, mas só que de repente tocar Rock era uma coisa que eu gostava mais de fazer. E como deu certo eu continuo fazendo isso até hoje" (extraído da primeira faixa do álbum Uma outra estação).



discos a solo
The Stonewall Celebration Concert (1994)
Equilíbrio Distante (1995)
O Último Solo (1997) - Póstumo
Presente (2003) - Póstumo

Discos com a Legião Urbana
Legião Urbana (1985)
Dois (1986)
Que País é Este 1978-1987 (1987)
As Quatro Estações (1989)
V (1991)
Música Para Acampamentos (1992)
O Descobrimento do Brasil (1993)
A Tempestade ou O Livro dos Dias (1996)
Uma Outra Estação (1997) - Póstumo
Acústico MTV (1999) - Póstumo
Como é Que Se Diz Eu Te Amo (2001) - Póstumo
As Quatro Estações Ao Vivo (2004) - Póstumo

Nenhum comentário: