contador de visitas

free web counter

domingo, abril 30, 2006

DORIVAL CAYMMI

.

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, BAHIA, em 30 de Abril de 1914.
Tranqüilidade seria uma palavra perfeita para descrevermos esse grande contador da vida dos pescadores, muitas vezes trágicas, mas contada por ele de forma suave, pura, simples.

Cantou e contou a paisagem baiana como ninguém em seu jogo diferente de ritmos. E através de músicas como O Que é Que a Baiana Tem, A Preta do Acarajé, Você já foi a Bahia? - fez de Carmem Miranda uma verdadeira baiana.

Sua adoração pelo mar e pela natureza, a caba por colocar o homem em sua real posição - uma parte integrante dela - sem domínio, sem superioridade, sem controle.

É capaz de nos mostrar toda a doçura de viver/morrer no mar, doçura de viver, doçura. E ele segue tranqüilo, com pouco mais de 80 canções em 80 anos de vida, chegando a levar anos na criação de uma, burilando um pouco hoje, descansando amanhã, retornando daqui a anos - é um bom tempo, diz ele, é um bom tempo.

Caymmi é o respeito pela vida - é seu ritmo.



ÊXITOS DE CAYMMI

A vizinha do lado
Acalanto
Balada do rei das sereias
Coqueiro de Itapoã
Dora
Doralice
É doce morrer no mar
Eu não tenho onde morar
Festa de rua
Fiz uma viagem
João valentão
Maracangalha
Marina
Milagre
Modinha para Gabriela
Nem eu
Nunca mais O bem do mar
O dengo que a nega tem
O mar
O que é que a baiana tem?
O vento
Quem vem pra beira do mar
Retirantes
Rosa morena
Sábado em Copacabana
Samba da minha terra
São Salvador
Saudade da Bahia
Saudades de Itapoã
Só louco
Você já foi à Bahia?
Você não sabe amar

Letra de Maracangalha
(Dorival Caymmi)

Eu vou pra Maracangalha, eu vou
Eu vou de ‘liforme branco, eu vou
Eu vou de chapéu de palha, eu vou
Eu vou convidar Anália, eu vou

Se Anália não quiser ir
Eu vou só, eu vou só
Se Anália não quiser ir, eu vou só
Eu vou só, eu vou só sem Anália, mas eu vou...

Eu vou pra Maracangalha
Eu vou pra Maracangalha
Eu vou pra Maracangalha
Eu vou...

Nenhum comentário: