.
A MÚSICA BREGA (NO BRASIL E PIMBA EM PORTUGAL, É UM FENÓMENO INCONTORNÁVEL, E QUER SEJA EM FORMATO CD, VINYL OU VÍDEO CASSETES,OU EM CONCERTOS ESTRADA FÓRA, VENDE MILHÕES.
ESTRUTURA MUSICAL MUITO POBRE E COM POEMAS (???) INACREDITÁVEIS,OS ARTISTAS BREGAS E PIMBAS PROLIFERAM E VENDEM...
"Música pimba? Tem umas letras engraçadas, uma musica muito ritmica, boa para a malta de idade se divertir, dá dinheiro. É um negócio facil :), apesar de existirem músicos pimba que são bons no que fazem"
.
Música brega? Ao mesmo tempo que muita gente afirma que "brega" surgiu no Brasil por causa de um forró feito numa casa noturna dirigida por um certo Nóbrega (as letras N e O teriam caído do cartaz e originado o termo) uma grande corrente jura que o termo, na realidade, seria apenas uma maneira de se referir à chamada zona do meretrício (um forrozinho de Antonio Carlos e Jocafi gravado pelos Golden Boys, Perambulando, mostra isso na letra: "eu saí na sexta-feira/com idéia de voltar/mas fui dançar naquele brega/e nunca mais saí de lá"). Restrito ao norte do país, o termo só foi ganhar vulto mesmo no início dos anos 80, quando Eduardo Dusek lançou o disco Brega-Chique e se espalhou de vez alguns anos depois, com Wando, José Augusto, Joanna, Rosanna e Sullivan & Massadas (a maioria deles egressos do soul e da jovem guarda) povoando nossos dials.
Do Brasil lembramos
SIDNEY MAGAL
Biografia
Nascido em uma família de artistas, começou a cantar em programas infantis de televisão, mais tarde trabalhando também na noite, em boates e casas noturnas. O sobrenome artístico surgiu em uma excursão pela Europa. Apareceu na mídia nos anos 70 como um cantor de músicas bregas, sensuais e românticas, causando furor entre as fãs. Seu primeiro sucesso foi um compacto com a sugestiva música "Se Te Agarro Com Outro Te Mato". Incorporando elementos da música cigana (ou que se diz cigana), da disco music e da música latina, se tornou popular, presença constante em programas populares de televisão. Também trabalhou em cinema, estrelando o filme "Amor Latino", em que interpretava a si próprio. Seus shows atraem um público em sua maioria feminino, que ao final ataca o ídolo, buscando levar pedaços da roupa como recordação. Nos anos 90 buscou mudar um pouco a sua imagem, gravando um CD de jazz e bossa nova, acompanhado de uma orquestra. Em seguida regravou seus antigos sucessos para a coletânea "Discoteca do Chacrinha". Seus maiores sucessos foram "Sandra Rosa Madalena", "Meu Sangue Ferve por Você", "Tenho" e "Me Chama que Eu Vou".
Letra de Sidney Magal
Tenho – Sidney Magal
Hehehehehe
Tenho, um mundo de sensações,
Um mundo de vibrações que posso te oferecer
Tenho, ternura para brindar-te
Carícias para empregar-te, meu corpo pra te aquecer
Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim
Tenho, mil braços para abraçar-te
Mil bocas para beijar-te, mil noites para viver
Tenho, um mundo que é cor de rosa
De coisas maravilhosas
Que tanto sonhavas ter
Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim
Hehehehehe
Serão os dias mais felizes se vives junto a mim
Espero que decidas, é só dizer que sim
Tenho, mil braços para abraçar-te
Mil bocas para beijar-te, mil noites para viver
Sim sim sim
Tenho, um mundo que é cor de rosa
De coisas maravilhosas
Que tanto sonhavas ter
Sim sim sim
Tenho, mil braços para abraçar-te....
Hehehehehe
.
De PORTUGAL
Letra de A PILINHA
Estava a assar sardinhas
Com o lume a arder
Queimei a pilinha
Sem ninguém saber
Se fosse outra coisa
Eu não me importava
Mas era a pilinha
Que eu tanto estimava ..."
Pilinha
Música: Tony Moreira
Letra: Tony Moreira e Tuna da Universidade do Minho
Nenhum comentário:
Postar um comentário