contador de visitas

free web counter

domingo, julho 16, 2006

COSTA DA CAPARICA

.

VISTA DA COSTA DA CAPARICA, ONDE HÁ QUASE TANTOS BRASILEIROS COMO EM COPACABANA...

As praias da Costa da Caparica são as preferidas dos lisboetas.
Não há nenhum bar de praia (tipo lanchonetes), restaurantes e lojinhas, que não tenha brasileiros.

É SÓ ATRAVESSAR A PONTO SOBRE O TEJO

Já dizia a música "Aqui vou eu para a Costa/ aqui vou eu cheio de pica/ de Lisboa vou fugir/ vou p'ró sol da Caparica". E a Costa da Caparica é isso mesmo: sol e praia! Pertencendo ao conselho de Almada, a zona também conhecida como Costa ou apenas Caparica, situa-se na margem sul do rio Tejo, onde magníficas praias de areia dourada se estendem por cerca de 30 km até ao Cabo Espichel. Vastas áreas de eucaliptos, pinheiros e acácias acompanham as brancas e finas areias. Mas a Costa é muito mais do que praia e grandes áreas de areia.

SÃO KILOMETROS E KILOMETROS DE PRAIAS
O nome traz imediatamente uma única coisa à lembrança: as praias. Esse areal imenso que começa na vila e só acaba na Fonte da Telha, com a falésia como cabeceira e as dunas como travesseiro.
Mas é mais do que isso, muito mais. É toda uma história, todo um orgulho de se ser desta terra, toda uma tradição.
Desde o bairro dos pescadores, com as suas casinhas iguais, com arcos na entrada, passando pela rua 15, que nos Santos Populares se enche de cor e festa, até ao centro da vila, que com a sua rua dos pescadores, oferece bens, comida e dormida.
Há esplanadas, bares, discotecas e um pontão onde se pode passear a ver o mar, de mãos dadas, sozinho, no Inverno ou no Verão. Há toda a Arriba Fóssil, onde se pode assistir aos mais belos pôr-do-sol, guardados pelos pinheiros recortados no céu. Há as vendedoras de marisco, numa confusão de gritos, santolas, sapateiras, e percebes.
Frutarias coloridas, cheiro a peixe, bolos e gelados.

A Costa tem toda uma cultura muito própria, feita de pescadores, de lutas contra o mar, que de ano para ano, teima em roubar um pouco mais de terra, de fado, sol, esplanadas e bairrismo. É feita também pelas pessoas que por aqui passam todos os anos, e que deixam um pouco delas para trás: risos, pegadas na areia, uma toalha esquecida, uma promessa de regresso.
No Inverno é intimista, melancólica e romântica. O mar torna-se revolto e brinda quem passa com salpicos salgados, que guardam em si todas as saudades do mundo.
Com o vento a bater na cara e os olhos pousados no Bugio, solitariamente plantado no mar, respiramos fundo e sorrimos. Estamos em casa.

A Costa da Caparica conta também com um mercado que se realiza entre Terças e Domingos, onde as mulheres dos pescadores e agricultores aclamam os seus produtos. Para além de tudo isto, fica a certeza de encontrar bons restaurantes de peixe - onde pode provar pratos frescos, deliciosos e originais - e bares na praia com todo o tipo de animação nocturna.

No rochedo acima da praia, situa-se um Mosteiro Capuchinho antigo, fundado originalmente em 1558.

Nos meses de Verão, pode alugar uma pequena tenda na praia e aproveitar a sombra durante as horas mais quentes ou dar um passeio no comboio que percorre uns agradáveis 10 km ao longo das praias da Costa da Caparica

Nenhum comentário: