À DESCOBERTA DO BRASIL
E SUAS LINDAS CIDADES
ABORDAMOS HOJE CARUARU

imagem da cidade de CARUARU
História de Caruaru
Na Condição de Colônia Portuguesa, no ano de 1534, o Brasil estava dividido em capitanias, entre elas, a de pernambuco, pertencente ao Donátario Português Duarte Coelho. Através de cartas, na época, era doadas vastas faixas de terra, denominadas de Sesmarias, a quem demonstrava algum intreesse em ciltivá-las.
Em 1671 surgiu a Sesmaria de Ararobá, de cuja parte de área nasceram entre outros, o município de Caruaru. Transcorria o ano de 1681, quando o govrnador da capitania de Pernambuco concedeu um gigantesco loote de terra virgem a uma família Portuguesa residente em Olinda, a família Rodrigues Simão Rodrigues de Sá.
Essas Terras estavam encravadas na ribeira do Médio Ipojuca. Simão Rodrigues Duro, sobrinho do Cônego, tomou posse de susas terras por Herança e fundou uma fazenda de Gado, a fazenda do Caruaru, onde convivia com sua esposa, Dona Antônia Tereza de Jesus e seus Três filhos, Joaquina Rodrigues de Jesus, José Rodrigues de Jesus e Maria da Conceição.
O primitivo nome da fazenda surgiu devido a influência de um tipo de Bredo, o caruaru, planta silvestre comestível da familia de Amarantácias, cultivada nas margens do Rio Ipojuca. José Rodrigues de Jesus, era o único filho homem do casal, e após ficar órfão, foi conviver com sua irmã caçula. Aos vinte anos, por questões de ordem familiar, José resolveu ir com sua irmã mais nova, apossar-se das terras que herdará de sua mãe. Cinco anos depois da chegada, casou-se com sua sobrinha de 12 anos, Maria do Rosário Nunes, filha de sua irmã. Determinado, constriu em 1781, pequena capea próxima a Casa Grande, dando-lhe o nome de Capela Nossa senhora da Conceição.
O pequeno local denominado caruaru, foi paulatinamente perdendo as caracteristicas de fazenda de gado, para se transformar em movimentado arruado, núcleo de próspera povoação. Como continuava a crescer bastante, naqula época, 16 de setembro de 1848 já não se falava mais em terras de caruaru e sim de Caruaru. Após nove anos como vila, foi promovida á cidade em 18 de maio de 1857, mas continuava pertencendo a Câmara de Bonito, fato que se estendeu até 15 de novembro de 1889
A cidade de Caruaru, fundada por José Rodrigues de Jesus, está localizada na região do Agreste Pernambucano, mas precisamente no Vale do Ipojuca, a 108a. Microregião, com uma área de 932 km, em parte da Vertente da Cordilheira da borborema, a margem esquerda do rio Ipojuca, onde encontra-se distribuida atualmente uma população de 253.000 habitantes, entre a zona urbana e rural.

A temperatura média é de 26 graus centígrados; tem uma altitude de 550 metros acima do nível do mar. Apesar de suas chuvas serem regulares, é parte integrante da aréa mais seca, e a vegetação é constituida, pelo tipo decaatinga baixa, caracterizada por plantas arbustivas, como cactáceas e leguminosas.
A bacia hidrografica compreende o rio Ipojuca e seus afluentes: Riacho dos Bois, Taboca, Xique xique, Medeiros, Mócos, cedro, Juá e Pelada, Salinas, Taquara, Campo novo, Vasco e Pau santo, sendo de 35 Km, a extensão do mesmo em seu território.
CAPITAL DO FORRÓ
Nenhum comentário:
Postar um comentário