contador de visitas

free web counter

terça-feira, novembro 21, 2006

VOZES DO BRASIL - ADRIANA CALCANHOTO

.
ADRIANA CALCANHOTO


Adriana da Cunha Calcanhotto (Porto Alegre, 3 de outubro de 1965) é uma cantora e compositora brasileira, considerada uma das mais importantes autoras da MPB contemporânea pela sua variedade de estilos e parcerias musicais. Recentemente ampliou sua atuação num CD para crianças, o Partimpim que tem feito muito sucesso em shows.

Suas composições são variadas em estilos, há samba, bossa nova, funk, rock, pop, baladas. Também tem em suas características gravar músicas que foram sucesso e fazer arranjos diferenciados.

Carreira
É filha de um baterista de uma banda de jazz e uma bailarina. Aos seis anos ganha do avô seu primeiro instrumento: um violão. Aprendeu o instrumento e também mais tarde canto. Logo imergiu nas suas influências musicais (MPB) e de literárias (Modernismo Brasileiro). Ficou fascinada pela Antropofagia de Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros nomes daquele movimento cultural.

Sua vida artística iniciou-se em bares. Também trabalhou em peças teatrais e depois se lançou em shows e festivais por todo o país no estilo voz e violão. Seu primeiro CD (Enguiço) foi muito elogiado. No ano seguinte (1991), recebeu o Prêmio Sharp de revelação feminina. Uma de suas participações foi uma perfomance na livraria Argumento, no Rio de Janeiro, musicando poemas do poeta português Mário de Sá Carneiro. Seu trabalho atual é o CD Adriana Partimpim, um seleção de músicas para crianças.


Discografia
Enguiço (1990);
Senhas (1992);
A fábrica do poema (1994);
Maritmo (1998);
Público (2000) - ao vivo;
Cantada (2002);
Adriana Partimpim (2004).

Nenhum comentário: