contador de visitas

free web counter

terça-feira, março 27, 2007

27 de MARÇO, DIA MUNDIAL DO TEATRO

.
NESTE DIA 27 DO TEATRO
O RECIFE PRODUZ 24 HORAS
DE TEATRO



Dia Mundial
Companhias homenageiam o teatro durante 24 horas

A maratona não é competitiva e ocorre, simultaneamente, no CPT, no Hermilo Borba Filho e na sede da Compassos Cia. de Dança


No Dia Mundial do Teatro, o Centro de Pesquisa Teatral (CPT) realiza o projeCto 24 horas de teatro, uma iniciativa inédita em que grupos cênicos locais passarão as 24 horas desta terça-feira (27) produzindo um espetáculo a partir de um tema pré-determinado pela organização, que só será anunciado no início do evento. A ação começa a partir das 22h desta segunda, com concentração em frente ao Bar Novo Pina, na Rua da Moeda, Bairro do Recife, sendo finalizada às 22h desta terça, quando serão apresentadas ao público as peças resultantes da maratona.

Inspirada no 24 Hour Comics Day - quando quadrinistas do mundo inteiro produzem uma história em quadrinhos, do roteiro até a encadernação, em apenas um dia -, a jornada contará com a participação dos grupos pernambucanos Engenho de Teatro (direção de Alexsandro Souto Maior), Totem (direção de Fred Nascimento) e Produções Paralelas (direção de Flávio Renovatto), além de um quarto grupo composto por nove atores sob direção de Carlos Carvalho. A maratona não é competitiva e ocorre, simultaneamente, no CPT, no Teatro Hermilo Borba Filho e na sede da Compassos Cia. de Dança.

O público pode acompanhar a elaboração dos espetáculos, adquirindo um ingresso no valor de R$ 3. Nesse caso, as pessoas podem entrar e sair dos locais onde estará sendo realizado o projeto quando desejarem, desde que não interfiram no processo de criação. No Hermilo Borba Filho, no entanto, só será permitida a entrada do público a partir das 7h desta terça. Já para quem quiser assistir apenas às peças finalizadas, o ingresso custa R$ 5. Os dois ingressos dão acesso aos três espaços do projeto e estão à venda a partir das 22h desta segunda no CPT.

"Essa ação é uma grande homenagem ao teatro. É a realização romântica de fazermos durante 24 horas essa arte prazerosa e, ao mesmo tempo, é ideal para refletirmos sobre como estamos trabalhando o teatro aqui no Recife", salienta o membro da comissão organizadora e integrante do grupo Produções Paralelas, Flávio Renovatto. Segundo Eron Villar, também membro da comissão organizadora, a idéia do projeto surgiu há apenas 15 dias. "E não havia data melhor que o Dia Mundial do Teatro para pormos isso em prática. Será uma grande homenagem, feita apenas por amor à arte, já que nenhum dos grupos participantes vai receber cachê", frisou.

PARCERIA - O 24 Horas de Teatro tem o apoio da Prefeitura do Recife, Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe) e Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Pernambuco (Sated). A comissão organizadora do projeto é composta por Eron Villar, Fátima Correia, Fernanda Silva, Paulo Otávio Holanda, Quiercles Santana e Raimundo Branco, que também integram parte do conselho gestor do CPT.

Nenhum comentário: