contador de visitas

free web counter

domingo, março 04, 2007

GLÓRIA A NAIDE GOMES, campeã da europa em triplo

.
O NOSSO BLOG SAÚDA A
PORTUGUESA NAIDE GOMES,
NOVAMENTE CAMPEÃ DA
EUROPA DE TRIPLO SALTO,
MAIS OURO PARA UMA GRANDE
CAMPEÃ.


.
Naide Gomes: ouro em Birmingham
Naide Gomes, atleta do Sporting, revalidou este sábado o título europeu do salto em comprimento em pista coberta, ao vencer o concurso dos Campeonatos da Europa, em Birmingham, Inglaterra, com 6,89 metros, novo recorde nacional.

Naide, que tinha sido campeã europeia em Madrid2005 e terceira nos Mundiais Moscovo2006, liderou o concurso logo desde o primeiro salto, quando conseguiu 6,73 e ficou a três centímetros do seu próprio recorde nacional, que tinha estabelecido em 6,76 em 2006, nos Mundiais de Moscovo.

Além de Naide Gomes, de 27 anos, o pódio dos Europeus de Birmingham ficou completo com as presenças da espanhola Concepción Montaner (6,69) e da checa Denisa Scerbová (6,64).


Naide Gomes, campeã 'made in Portugal'

Bilhete de Identidade

Naturalidade: São Tomé, naturalizada portuguesa em 30/04/01
Data de nascimento: 20/11/79 (27 anos)
Clube: Sporting
Treinador: Abreu Matos

Recorde pessoal (ar livre): 6,82 (Bad Lagensalza, 08/07/06)
Recorde pessoal (indoor): 6,89 (Birmingham, 03/03/07)

Principais classificações em pista coberta:

1ª no Mundial de 2004 (pentatlo)
1ª no Europeu de 2005 (comprimento)
1ª no Europeu de 2007(comprimento)
2ª no Europeu de 2002 (pentatlo)
3ª no Mundial de 2006 (comprimento)


Naide Gomes é uma campeã made in Portugal, apesar de só em 2001 ter adquirido a nacionalidade portuguesa. Vive em Portugal desde muito jovem. Descobriu o atletismo na escola. Treina com um técnico português. Num clube português, o Sporting. É a própria atleta que recorda o difícil passado recente que a trouxe para Portugal. Igual a tantos imigrantes das antigas colónias portuguesas. "A minha mãe fixou-se em Lisboa por motivos de saúde e eu e a minha irmã ficámos com a minha avó, quando tinha quatro anos, e a minha irmã cinco. A minha mãe fez um esforço enorme para que nós pudéssemos estar juntos. Quando eu tinha 11 anos, conseguiu trazer-nos para Portugal. Trabalhou, lutou... Nós queríamos vir, porque queríamos estar perto dela."

Ainda muito jovem, o atletismo não fazia parte da sua vida, mas as qualidades naturais despertavam nela o prazer para a actividade física. "Nessa altura nem sabia sequer o que era atletismo. Comecei a praticar a modalidade com 13 anos, um ano após ter chegado a Portugal. Morava em Fernão Ferro e estudava no Feijó. Foi aí que comecei, mas desisti logo, porque chegava muito tarde a casa. Na altura pensei que tinha vindo para cá para estudar e que o atletismo não me dava futuro nenhum. Depois voltei outra vez por causa do meu professor de Educação Física. Disse que tinha talento e que me podia ajudar em termos profissionais. Voltei então para o atletismo, através do desporto escolar, e continuei."

Com 17 anos, era difícil não reparar nas suas multicapacidades. Era já a melhor saltadora em altura de Portugal, mesmo a nível absoluto. O Sporting recrutou-a e, com outros apoios, já sob a orientação de Abreu Matos, decidiu apostar tudo no atletismo.

A naturalização, porém, só surgiu em Maio de 2001

As vitórias ,essas vieram em catadupa

Um comentário:

Anônimo disse...

Os atletas continuam a desmentir a estratégia dos dirigentes de transformar o Sporting Clube de Portugal num clube apenas de futebol e insistem em conquistar títulos internacionais no atletismo – modalidade que, curiosamente, não tem infra-estruturas no clube, depois de demolido o velho Estádio de Alvalade. Neste sábado foi Naide Gomes, a conquistar para Portugal mais um título europeu do salto em comprimento em pista coberta, ao vencer o concurso dos Campeonatos da Europa de atletismo, em Birmingham (Inglaterra), com 6,89 metros, um novo recorde nacional.