contador de visitas

free web counter

sábado, maio 10, 2008

MARINGÁ , a cidade de Sónia Braga, foi fundada em 10 de Maio

.
Maringá
"Cidade-canção"


Aniversário
Fundação 10 de maio de 1947
Gentílico maringaense

População 325.968 hab. est. 2007 [1]

PIB per capita R$ 14.400,00 IBGE/2005 [2]

Maringá é um município do noroeste do estado brasileiro do Paraná. É uma cidade planejada de urbanização recente, sendo a terceira maior do estado em população. Destaca-se pela qualidade de vida e por ser um importante entroncamento rodoviário regional. A cidade é uma das mais arborizadas do país.

História

Planejada pela empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, em 1947, Maringá foi elevada à categoria de município em 1951, desmembrando-se de Mandaguari. Com traçado urbanístico inicialmente planejado e modernista, seguindo o principio de Ebenezer Howard de Município-Jardim, sofreu crescimento acelerado nas décadas seguintes, dando origem a núcleos periféricos como Sarandi, Paiçandu e Mandaguaçu. Ainda assim, o município mantém índices de qualidade de vida elevados, preservando no perímetro urbano grandes áreas de mata nativa como o Horto Florestal, o Parque dos Pioneiros (bosque II) e o Parque do Ingá, sendo este último aberto ao público. Inclui ainda fragmentos menores como o Parque do Cinquentenário, ou áreas particulares e uma grande rede de áreas de conservação de fundos de vale. Todavia, alguns desses logradouros necessitam de recuperação florestal e tratamento adequado.

O nome do município advém de uma canção de Joubert de Carvalho, recebendo a alcunha de "Cidade Canção".

Demografia

A região de Maringá apresenta grande influência de imigrantes japoneses, italianos e alemães, mesclados a outros grupos, como portugueses, polacos, espanhóis, indígenas e afro-descendentes.



Economia
Maringá se destaca hoje pelo sector de comércio e prestação de serviços.

‎A agricultura continua a ser fundamental para Maringá, apesar de sua importância ter diminuído nos últimos anos. A atividade agrícola diversificou-se, e além do café, hoje se plantam milho, trigo, algodão, rami, feijão, amendoim, arroz, cana-de-açúcar, e principalmente, soja.

O sector industrial não é tão expressivo como a agricultura, mas vem crescendo. O município tem um parque crescente que lida com tecelagem e agroindústria, mas principalmente confecções. Grandes indústrias, como Cocamar, Coca-Cola, Noma, entre outras, fomentam a geração de empregos no município, e até de outras cidades da região. Maringá é o pólo da moda no sul do país, contando com o maior shopping atacadista da América Latina.

Filhos ilustres de Maringá

Vanderlei Cordeiro de Lima, Atleta
Natália Falavigna, Atleta
Fernanda Machado, atriz e modelo
Celso Portiolli, apresentador
Sônia Braga, atriz

Nenhum comentário: