contador de visitas

free web counter

terça-feira, maio 20, 2008

SCOLARI, PEPE E DECO o Brasil na SELECÃO DE PORTUGAL

.
A CAMPANHA DA SELEÇÃO PORTUGUESA
QUE VAI DUSPUTAR O CAMPEONATO
EUROPEU 2008, NA SUIÇA E AUSTRIA,
VAI CONTAR ,ALÉM DE MURTOSA E
SCOLARI COM OS JOGADORES NASCIDOS
NO BRASIL: DECO (BARCELONA) E
PEPE (REAL MADRID).



BREVE HISTÓRIA DOS 2 LUSO-BRASILEIROS

DECO

Anderson Luis de Souza, mais conhecido como Deco, (São Bernardo do Campo, 27 de Agosto de 1977) é um futebolista naturalizado português nascido no Brasil.

Mudou-se ainda pequeno para o município de Indaiatuba, interior de São Paulo, onde deu seus primeiros passos no futebol. Iniciou a sua vida no futebol, no Nacional (SP) e logo se transferiu para o Corinthians, onde teve apenas duas chances para jogar.


Chegada a Portugal até o Barcelona

Chegou a Portugal através do Benfica, que o contratou junto ao Corinthians de Alagoas (Brasil). Antes da transferência, ele defendia o Centro Sportivo Alagoano (CSA). Foi no Alverca que mostrou o seu futebol, passando ainda pelo Salgueiros, para depois ingressar no F.C.Porto, onde ajudou este a vencer dois campeonatos nacionais, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça de Portugal, actualmente encontra-se a jogar no Barcelona.

Tinha recebido numerosas e multimilionárias ofertas de grandes clubes como o Bayern de Munique e o Chelsea, equipa do seu ex-treinador no FC Porto, José Mourinho. Mas Deco aceitou a oferta feita pelo FC Barcelona, inferior economicamente, mas que pelo projecto desportivo, e porque disse que sempre tinha simpatia pelo clube e pela cidade.

Tendo conquistado a titularidade na que é considerada uma das melhores equipes do mundo e ganhou o estatuto de estrela juntamente com Ronaldinho e Samuel Eto'o


Em 2006, ajudou o Barcelona a vencer a Liga dos Campeões chegando a Mundial de clubes da FIFA. Teve uma óptima actuação no primeiro jogo, marcando um golo e levando a sua equipa a final contra o brasileiro Internacional. Também jogou muito bem neste jogo, mas não pode segurar a derrota para o Internacional.Como prémio pelas duas óptimas actuações Deco foi premiado Melhor Jogador do Campeonato com a Bola de Ouro. A Bola de Prata(2°melhor jogador) foi para Iarley do Internacional, e a Bola de Bronze(3° melhor jogador) foi para seu companheiro de equipe Ronaldinho, que no dia seguinte ficou em terceiro na atribuição do prémio da Fifa para Melhor Jogador do Mundo.


Seleção Portuguesa
A estreia na selecção portuguesa ocorreu a 29 de Março de 2003, diante do Brasil, precisamente o seu país natal. O encontro, amigável, realizou-se no Estádio das Antas, na cidade do Porto, e terminou com a vitória de Portugal (2 - 1). Deco, que entrou aos 60 minutos para o lugar de Sérgio Conceição, marcou o golo que ditou o sucesso lusitano.

Até Dezembro de 2004, Deco representou a selecção das quinas em 24 ocasiões, tendo marcado duas vezes. A primeira na estreia e a segunda, a 13 de Outubro de 2004, em Alvalade, na goleada (7 - 1) perante a Rússia, em partida respeitante à fase de qualificação do Campeonato do Mundo de 2006.

Antes de se transferir para o Barcelona, Deco era conhecido em Portugal como o Mágico.

O nº20 da Selecção foi considerado o melhor jogador europeu do ano, pela UEFA, em 2004. No mesmo ano, ficou em terceiro lugar no Prémio FIFA Player of the Year, e em segundo no Ballon D'Or do jornal France Football. Fez parte integrante da selecção portuguesa Vice-campeã da Europa no Euro2004, assim como da fase de qualificação para o Mundial de 2006. Actualmente, os jornais falam da "Deco-dependência", para ilustrar a influência do nº20 na equipa portuuesa. Deco, após conquistar a Liga dos Campeões pelo Barcelona em 2005/2006, ultrapassou o palmarés internacional da grande vedeta portuguesa Luis Figo.

Na selecção nacional portuguesa, Deco marcou 3 golos: - No seu primeiro jogo com a camisola das Quinas, contra o Brasil. - No apuramento para o Mundial 2006, contra a Rússia. - No Mundial 2006, contra o Irão.


Titulos
FC Porto

Campeão Português: 1998/1999, 2002/2003 e 2003/2004
Taça Portugal: 1999/2000, 2000/2001 e 2002/2003
Supertaça de Portugal: 2001/2002 e 2003/2004
Taça UEFA: 2002/2003
Liga dos Campeões: 2003/2004
Melhor Jogador da Final da Liga dos Campeões: 2004
Melhor Médio da UEFA: 2004
Melhor Jogador da UEFA: 2004
Bola de Prata: 2004
FC Barcelona

Campeão Espanhol: 2004/2005 e 2005/2006
Liga dos Campeões: 2005/2006
Supertaça de Espanha: 2005/2006 e 2006/2007
Vice-campeão do Mundo:2006
Melhor Médio da UEFA: 2006
Melhor Jogador do Campeonato Mundial de Clubes: 2006

PEPE

Pepe nasceu em Maceió no Brasil
Chegou a Portugal para jogar no Marítimo da Madeira.
Distinguiu-se pela sua solidez e foi chamado pelo Sporting para fazer uma pré-época.
Inexplicàvelmente desentendeu-se e voltou ao Maritimo onde voltou a fazer uma excelente época.
O F-C.Poto foi buscá-lo para a vaga deixada por Ricardo Carvalho, e logo ganhou titularidade e foi bicampeão pelos dragões.
No principio da época que findou ingressou no Real Madrid onde ganhou a titularidade.
Naturalizou-se português e foi chamado por Scolari para a Selecção.


EIS TODA A LISTA DE CONVOCADOS

Com Deco e Pepe, Scolari convoca Portugal para a Eurocopa-2008


O técnico da seleção de Portugal, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, convocou 23 jogadores para a Eurocopa-2008, que será disputada no mês de junho na Áustria e na Suíça.

O destaque da convocação é o meia-atacante Cristiano Ronaldo, que atua no Manchester United. O zagueiro Pepe (Real Madrid) e o meio-campista Deco (Barcelona) nasceram no Brasil e fazem parte da convocação.

Portugal é vice-campeã da Europa --perdeu a decisão de 2004 para a Grécia.

"Respeitamos os adversários, mas estamos confiantes de que também temos grande qualidade, que podemos nos impor e avançar de fase, que é o mais importante", falou Scolari, segundo o jornal português "A Bola".

Os portugueses estão no Grupo A, ao lado de República Tcheca, Suíça e Turquia.

Convocados

Goleiros
Ricardo (Betis-ESP)
Quim (Benfica)
Rui Patricio (Sporting)

Defensores
Miguel (Valencia-ESP)
José Bosingwa (Porto/Chelsea-ING)
Paulo Ferreira (Chelsea-ING)
Ricardo Carvalho (Chelsea-ING)
Fernando Meira (Stuttgart-ALE)
Bruno Alves (Porto)
Pepe (Real Madrid-ESP)
Jorge Ribeiro (Boavista)

Meio-campistas
Raúl Meireles (Porto)
João Moutinho (Sporting)
Deco (Barcelona-ESP)
Petit (Benfica)
Miguel Veloso (Sporting)

Atacantes
Cristiano Ronaldo (Manchester United-ING)
Simão (Atlético Madrid-ESP)
Ricardo Quaresma (Porto)
Nuno Gomes (Benfica)
Hugo Almeida (Werder Bremen-ALE)
Nani (Manchester United-ING)
Helder Postiga (Panathinaikos-GRE)

Nenhum comentário: