contador de visitas

free web counter

terça-feira, agosto 14, 2007

a 14 de Agosto (de 1958) OLINDINA tornou-se MUNICIPIO

.
Municípios limítrofes Itapicuru, Crisópolis, Aporá, Inhambupe, Sátiro Dias e Nova Soure
Distância até a capital 200 quilômetros
Características geográficas
Área 575,412 km²
População 25.694 hab. est. 2006
Densidade 44,7 hab./km²
Altitude metros
Clima Quente e úmido Cfa
Fuso horário UTC -3
PIB R$ 42.469.548,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 1.707,39 IBGE/2003

Olindina é um município brasileiro do estado da Bahia localizado em um entroncamento rodoviário regional a 49km da cidade sergipana de Tobias Barreto e distante aproximadamente 200km da capital baiana. Sua população estimada em 2004 era de 25.164 habitantes.

História
O primeiro nome da cidade foi Mucambo, depois Nova Olinda e seguido pelo atual Olindina.

A história e surgimento do Município de Olindina iniciam-se nas três décadas finais do século XIX e está diretamente relacionada à Guerra do Paraguai , quando por força de hábito da época o Dr. Pedro Ribeiro de Araújo, médico-chefe do hospital para feridos da guerra, foi agraciado com as terras da atual Olindina, onde tomou posse batizando o lugar de Fazenda Mocambo (em razão do nome originalmente atribuído ao local) e a Guerra de Canudos.

Em 1882, quando de passagem pelo município de Itapicuru, do qual Olindina fazia parte à época, o beato Antonio Vicente Maciel, mais conhecido por Antonio Conselheiro, construiu uma capela com a invocação de São João Batista e depois mudada para Nossa Senhora da Conceição( pelo 1º Vigário da cidade Pe. José Justino de Almeida), em cujas proximidades já se formava um pequeno povoado com alguns casebres e na mesma ocasião lhe deu a denominação de Nova Olinda, permanecendo até 1943, quando adotou a denominação definitiva de Olindina. olindina tem tambem, é uma cidade rica de pessoas humildes e de boa indoli local previlégiado pelas sua fazendas, roças ,sitios... uma das roças bem povoadas é quebradas,urubu, esses lugares não pode ser esquecido, pois por muitos anos ele foi esquecido ,por prefeitos , presidentes graças ao presidente lula hoje a roça de olindina ( urubu) tem energia pois até o ano passado 2006 não havia energia. mas ainda resta muito a ser feito em olindina na roça. não possui agua encanada e nem muito menos saneamento básico as estradas estão super esboracadas o prefeito aladim devia fazer alguma coisa pela cidade. o presidente lula tem feito mas pelas pessoas da roça.mas ele sozinho fica dificil... Na cidade é realizada anualmente a movimentada Micareta de Olindina, a qual atrai pessoas de diversas cidades, inclusive do estado de Sergipe.

Nenhum comentário: