contador de visitas

free web counter

domingo, agosto 19, 2007

terras do Brasil - TIBAU DO SUL

.
TIBAU DO SUL


Famosas por suas belezas naturais TIBAU DO SUL e PIPA, atraem visitantes do Brasil e do mundo, sendo lembradas entre as mais belas praias do país.
Cercadas por dunas, baías, praias paradisíacas, piscinas naturais, ondas perfeitas para a prática do surfe, áreas preservadas da Mata Atlântica, falésias, despenhadeiros, lagoas e rios, formando um conjunto que encanta pelas inúmeras belezas naturais.
Cosmopolita e internacional, aqui se fala todas as línguas do mundo e todos os sotaques do Brasil.


TIBAU DO SUL

PRAÇA DE TIBAU DO SUL

Cercada de inúmeras belezas naturais e excelentes opções de hospedagem, Tibau é a sede do município formado por nove distritos começando em Umari que faz divisa com Goianinha indo até Sibaúma divisa com Barra do Cunhaú, distrito de Canguaretama.

Apesar de poucas as opções são de extrema qualidade, bons restaurantes com destaque para a culinária portuguesa e deliciosos pratos e petiscos nas barracas da praia, algumas oferecem música electrônica no por do sol nas sextas, e música ao vivo nas sextas e sábados invadindo a madrugada.


HISTÓRIA
A História deste lugar é bem antiga, remontando à época do descobrimento e das invasões francesas e holandesas no litoral nordestino, no início do Brasil colônia.
Primeiramente como aldeia indígena, depois foi explorada e habitada por piratas franceses que exploravam o Pau Brasil, aves exóticas, peles de animais e outros produtos da terra.
Posteriormente os holandeses aqui aportaram fixando-se na região por um longo período marcado por batalhas até finalmente sendo expulsos pelos portugueses em 1654.
Os novos colonizadores trouxeram outras culturas agrícolas e aos poucos, coqueirais, canaviais e campos para a criação de gado.
Foram transformando a paisagem urbana e rural da região. O povoado de Tibau foi fundado a cerca de 200 anos, o nome foi dado pelos indígenas e significa entre duas águas, isto porque o povoado se situava entre a Lagoa Guaraíras e o Oceano Atlântico, fazendo parte do município de Goianinha até a emancipação em 03/04/1963. Ao nome original foi acrescentada a palavra do Sul para diferenciar de outro município com o mesmo nome, localizado no litoral norte do Estado.


A pequena Tibau manteve-se assim até o final da década de 70, uma pitoresca comunidade de pescadores, casas sem televisão, estrada asfaltada, onde as luzes das casas se apagavam às 20 horas da noite e televisão se assistia na praça pública. A maior actividade era a pesca. Todos os dias ao sabor dos ventos e da maré os pescadores saiam em pequenos barcos a procura da subsistência enquanto as mulheres nas suas casas de taipa esperavam ciscando o chão batido, buscando água nas caçimbas, lavando roupa no rio. Assim era a vida na pacata vila quando foi descoberta por surfistas que aqui se refugiavam atrás de boas ondas e natureza privilegiada, além de brasileiros de várias regiões do país e estrangeiros de várias nacionalidades (portugueses, ingleses, franceses, alemães, argentinos entre outros) que foram se fixando na cidade, contribuindo para o florescimento da actividade turística.
Aos poucos foram surgindo as primeiras pousadas e restaurantes, com eles turistas e novos moradores, progresso, fama e desenvolvimento chegando ao que é hoje com modernos hotéis e pousadas (algumas entre as melhores do Brasil), restaurantes de nível internacional, lojas exclusivas com as melhores marcas do planeta, deslumbrantes passeios, vida noturna agitada, refúgio de artistas e artesãos que foram tornando a pequena vila de Pipa um destaque nacional e internacional sendo visitada por inúmeras celebridades que para aqui vem desfrutar da paz e da tranquilidade que esta natureza deslumbrante oferece.



COMO CHEGAR

Tibau do Sul / Pipa, estão localizadas na Região Nordeste do Brasil, no Estado do Rio Grande do Norte, a 85 km, pela Br 101, ao sul da Capital Natal, mas pode se chegar também a partir de Recife (PE) 225 km, João Pessoa (PB) 160 km ao norte ou Fortaleza (CE) 680 km ao sul.
De automóvel o acesso é pela BR 101, entrando na cidade de Goianinha (60 km ao sul de Natal). Até Tibau do Sul / Pipa são mais 25 km, basta seguir as indicações na estrada, tomando cuidado com as curvas e lombadas. è de relaxar e aproveitar o visual bucólico da região, com as vilas, as casinhas de taipa, os coqueirais, a belíssima lagoa Guaraíras, as fazendas de camarão, até chegar as dunas e finalmente as falésias e o mar.
Outra opção pode ir-se de buggy, ou veículos 4x4 pela praia (aí tem de aconsultar-se tábua de marés, algumas travessias dependem do horário da maré), saindo de Natal pela estrada de Ponta Negra até a Rota do Sol, passando por Cotovelo, Pirangi, Búzios, Barra de Tabatinga, Barreta até a praia de Malembá onde é feita uma travessia de balsa sobre a Lagoa Guaraíras, chegando à TIBAU do Sul e PIPA. Vários “bugueiros” oferecem este serviço como passeio ou traslado até Pipa.

Nenhum comentário: