contador de visitas

free web counter

domingo, agosto 12, 2007

F.R.I.C.S. – Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa

.
Particpam no PAREDES DE COURA e são:

F.R.I.C.S. – Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa

Álvaro Almeida – trompetes, trombone
Gustavo Costa – bateria, caixa nas arruadas
Henrique Fernandes – contrabaixo, bombo nas arruadas
João Martins – saxofones
João Ricardo – sintetizadores, percussões nas arruadas
Tatu Rønko – bateria
Jonathan Saldanha – bombardino, trombone
Filipe Silva – xilofones, teclados


A F.R.I.C.S. (Fanfarra Recreativa e Improvisada Colher de Sopa) é um ponto de união entre algumas das mais obscuras celebridades do underground portuense, juntando músicos com passados tão diversificados como o jazz, o rock, a música clássica indiana, a salsa, o death metal e a música sinfónica.

Comungando do espírito ruidoso, festivo e comunitário das fanfarras da nossa infância, cada actuação da F.R.I.C.S. combina um espírito intrinsecamente psicadélico (no seu sentido original de "algo que expande a mente") com uma celebração da vertente mais anárquica, imaginativa e descomprometida da nossa cultura popular, sendo regida por um Tele-Maestro em formato vídeo, que estrutura e condiciona as improvisações do colectivo.

Esta forma de improvisação condicionada, testada em vários ambientes—salas de concertos, galerias de arte e coretos—, foi já descrita pelo próprio projecto como uma "metáfora da pós-modernidade: um grupo de pessoas a olhar para uma televisão, convicta de que é livre porque pode improvisar… desde que siga as instruções que a televisão transmite".

O projecto tem um núcleo duro de 6 a 8 músicos (sopros e metais, cordas, teclados, percussão e sintetizadores analógicos) e apresenta-se regularmente com convidados. Foi fundado no final de 2006, e tem uma edição em CD-R pela Soopa (Abraço Vivo).
Encontra-se neste momento a fazer uma digressão pelas 18 capitais de distrito portuguesas, por ordem alfabética, tendo acrescentado à sua forma de apresentação convencional a forma da "arruada", um concerto em andamento pelas ruas da cidade.

Nenhum comentário: