contador de visitas

free web counter

quinta-feira, novembro 22, 2007

a 22 de Novembro ,foi fundada a cidade de NITERÓI

.
a 22 DE nOVEMBRO DE 1573

A NITEROI ACTUAL

Niterói é um município do Estado do Rio de Janeiro. Sua população é de aproximadamente 475 mil habitantes e sua área é de 131,8 km².

História
O município foi fundado em 22 de novembro de 1573 pelo índio tupi Araribóia, que se batizara com o nome cristão de Martim Afonso. Niterói é a único município brasileiro fundado por um índio.

Após a guerra contra a França pelo controle da Baía de Guanabara, em que a participação de Araribóia e sua tribo foi decisiva para a expulsão dos franceses, o índio esperava retornar à sua terra natal, Paranapuã; no entanto, esta agora se tornara a Ilha do Governador. Resolveu então voltar para o Espírito Santo, onde havia reconstruído sua aldeia após a invasão. Mas o governador-geral da província do Rio de Janeiro, Mem de Sá, insistiu que escolhesse outras terras, desejoso de mantê-lo por perto para assegurar a proteção da Baía de Guanabara. Araribóia solicitou então a concessão de um trecho de terra do outro lado da Baía, que chamava de "Banda d'Além", Niterói (Água Escondida). Seu pedido foi atendido e a vila de "São Lourenço dos Índios", o primeiro nome do município, nasceu.

Em 1819, a vila foi reconhecida pelo governo reinol, recebendo o novo nome de Vila Real da Praia Grande. Nessa época, o município ocupava apenas a área correspondente ao atual centro da cidade. A expansão para além dessa área começou apenas no fim do século XIX, quando serviço de bondes entrou em funcionamento e permitiu a urbanização de pontos mais distantes do centro. No início do século XX, o município iniciou seu processo de industrialização.

Durante o período entre 1834 e 1975, quando o estado do Rio de Janeiro esteve dividido em dois estados: Rio de Janeiro e Distrito Federal, sede do governo federal. O Ato Adicional de 1834 determinou que Niterói fosse a capital da então província do Rio de Janeiro. Em 1841, Niterói recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por D. Pedro II do Brasil. Entre os anos de 1894 e 1903, a cidade de Petrópolis foi a capital do estado. Em 1960 o Distrito Federal foi transferido para Brasília e a cidade do Rio de Janeiro se tornou estado da Guanabara. Em 15 de março de 1975, houve a fusão dos dois estados e a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado homônimo.

Em 6 de março de 1835, a vila foi elevada à categoria de cidade recebendo o nome de "Nictheroy", ortografia arcaica de "Niterói", que significa "água escondida" em tupi.

No início dos anos noventa, a divisão administrativa do município foi alterada.


Geografia
Niterói se deita sobre uma área de 131.800 quilometros quadrados localizada entre a Baía da Guanabara (oeste), o Oceano Atlântico (sul), Maricá (leste) e São Gonçalo (norte).


Relevo
O relevo é constituído por terrenos cristalinos, divididos em maciços e colinas costeiras. Os maciços predominam ao sudoeste e formam as Serras do Malheiro, do Calaboca e da Tiririca, onde está a Pedra do Elefante, ponto mais alto do município a 412 metros acima do nível do mar.

As planícies costeiras são constituídas de sedimentos localizadas, por óbvio, próximas ao mar. A mais extensa abrange toda área das lagoas de Piratininga e Itaipu.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante ☺️

Unknown disse...

Gostei muito.
Me ajudou bastante para prova da guarda de Niterói

DRAUSIOCUNHADASILVA disse...

Água escondida

Unknown disse...

Amei a estória de Niterói